Em 1902, um grupo germânico se juntou e fundou a Caixa Rural, pensando em melhorar as condições financeiras e o desenvolvimento da comunidade de Linha Imperial, na cidade de Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul. Eles talvez não tinham a dimensão de que essa iniciativa resultaria em um legado que transforma, diariamente, a vida de milhares de pessoas há nada menos que 120 anos.
E é por isso que 28 de dezembro é uma data que marca não só a constituição da Caixa, mas o início do cooperativismo de crédito no Brasil e na América Latina, a partir da motivação do Padre Theodor Amstad e de lideranças locais. Também, instaurado o Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito devido tamanha importância!
Atualmente, essa história segue viva através da Sicredi Pioneira RS, que já apresenta mais de 200 mil associados e possui 48 agências em 21 municípios da região, desde São Leopoldo até Caxias do Sul e a Região das Hortênsias. Além disso, a cooperativa consolidou Nova Petrópolis como a capital do cooperativismo, carregando toda a importância histórica do movimento e, também, um grande exemplo de como o cooperativismo pode transformar as realidades locais com muito sucesso, iniciativas e o verdadeiro pensamento coletivo.
Presença nacional com atuação local
A trajetória que começou há mais de um século atrás a partir do Padre Theodor Amstad se estendeu pelo país e, hoje, reforça o ciclo virtuoso do cooperativismo, promovendo a geração de mais empregos, renda, novos investimentos e prosperidade para os associados e a sociedade.
“As cooperativas de crédito são um importante fomento ao desenvolvimento socioeconômico por meio da cooperação e do empreendedorismo. Esse modelo, que tem como base a união de pessoas em torno de um objetivo comum com foco na melhoria da qualidade de vida, completa 120 anos. Dessa forma, a trajetória do Sicredi está diretamente ligada com a história do desenvolvimento da economia nas localidades onde atua”, explica o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.
O Sicredi, instituição financeira cooperativa e instituição financeira privada mais antiga do país, está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal, levando os valores do movimento às regiões onde atua – um exemplo de que a cooperação é um dos principais caminhos para o desenvolvimento econômico local. “Em 200 municípios brasileiros, o Sicredi é a única instituição financeira com presença física, o que mostra nosso genuíno interesse em levar o desenvolvimento para todos, independentemente do tamanho das localidades. Essa prática centenária nos aproxima, cada vez mais, de nossos associados e de suas realidades”, complementa Port.
Somando mais de 6 milhões de associados e 35 mil colaboradores, em 2,4 mil agências distribuídas em mais de 100 cooperativas, o Sicredi vai além da disponibilização de serviços financeiros. Por meio do indicador Investimento Social Sicredi (ISS), foi calculado o valor total de recursos investidos em ações sociais, ambientais, culturais, educacionais e científicas no Sistema. Em 2021 foram investidos R$158,8 milhões em ações por meio do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (FATES), Fundo Social, doações e lei de incentivo.
Ainda, a instituição realiza, por meio de suas cooperativas, programas sociais como o “Programa A União Faz a Vida”, que nos seus mais de 26 anos de existência, já impactou mais de 3,7 milhões de crianças e adolescentes em 520 municípios; o “Cooperação na Ponta do Lápis”, composto por ações planejadas para atender necessidades de jovens, crianças e adultos fornecendo subsídio para nortear a realização de ações de educação financeira em toda a nossa área de atuação; e o “Cooperativas Escolares”, presente em mais de 82 cidades.
“Chegar à marca dos 120 anos do cooperativismo de crédito no Brasil nos enche de orgulho, pois mostra que estamos dando continuidade de forma consistente ao caminho que foi aberto pelo alemão Friedrich Wilhelm Raiffeisen há cerca de 150 anos do outro lado do oceano e trilhado no Brasil pelo Padre Amstad”, declara Fernando Dall’Agnese, presidente do Conselho de Administração do Sicredi (SicrediPar).
Uma nova realidade
No mundo, de acordo com o relatório de 2021 do Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), são mais de 393 milhões de associados às quase 90 mil cooperativas de crédito existentes. Enquanto a média mundial de penetração do cooperativismo de crédito é de 12,69%, a América Latina ultrapassa os 16%.
Já de acordo com o Banco Central do Brasil, as cooperativas de crédito são a alternativa mais viável para os pequenos negócios, realidade reforçada por estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ao apontar que mais de 90% das empresas do Brasil pertencem a micro ou pequenos empreendedores, o que representa mais da metade dos empregos formais do país.
Pioneirismo
Em homenagem aos 120 anos de história, a Sicredi Pioneira apresenta seu novo livro “Do Pioneirismo ao Século XXI: a história da primeira instituição financeira cooperativa da América Latina”.
A publicação traz o resgate histórico das ações e das pessoas que, desde 1902, vêm construindo uma das cooperativas de crédito mais sólidas e representativas do país. São mais de 150 páginas de episódios marcantes, memórias, pesquisa, depoimentos, entrevistas e registros fotográficos de uma trajetória com mais de um século de duração.
Confira aqui https://materiais.sicredipioneira.com.br/sicredi-120-anos
Por Redação MundoCoop com informações da assessoria Sicredi