O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reconheceu, nesta quarta-feira (14), os agentes financeiros parceiros com melhor desempenho no ano de 2022 em nove categorias.
Reconhecendo agentes públicos e privados, o BNDES mais uma vez destacou o papel das cooperativas de crédito, que nos últimos anos tem buscado mais espaço no mercado, através de novos produtos para os mais diversos segmentos, com destaque para o apoio a microempreendedores e ao produtor rural.
Com mais de 6,5 milhões de associados, o Sicredi foi mais uma vez um dos premiados pelo ranking, conquistando o 1º lugar nas categorias “Atendimento ao Cliente” e “Economia Verde”. Além disso, o sistema de cooperativas conseguiu se destacar em outras posições: ficou em 2º em “Microcrédito” e na terceira colocação nas categorias “Programas BNDES Crédito Rural” e “Abrangência em Linhas BNDES”.
“A primeira posição em ‘Atendimento ao Cliente’ reforça nosso compromisso em promover soluções com foco nas necessidades dos nossos associados, prezando pelo relacionamento próximo e ativo nas comunidades em que estamos inseridos, tendo o BNDES como grande parceiro. Nossa relação de confiança e de proximidade possibilita conhecer cada associado e sugerir uma alternativa de crédito adequada conforme seu perfil e realidade”, afirma Gustavo Freitas, diretor-executivo de Crédito do Sicredi.
Também primeira colocada na categoria “Economia Verde”, a instituição financeira cooperativa foi a que mais concedeu crédito via BNDES em 2022 para projetos voltados a energia renovável, saneamento, transporte, irrigação e práticas sustentáveis de produção florestal, com destaque para projetos voltados à agroecologia e à bioeconomia para a agricultura familiar. “Esse reconhecimento reforça nosso compromisso em apoiar iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sustentável, fundamental para o Brasil”, complementa Freitas. O Sicredi é um dos agentes financeiros parceiros do BNDES, fazendo com que os recursos do banco de desenvolvimento tenham maior capilaridade.
Categoria Microcrédito
O Sistema Cresol recebeu três prêmios. A Central Cresol Baser foi reconhecida nas categorias Microcrédito (1º lugar) e Economia Verde (3º lugar) e a Cresol Sicoper recebeu 2º lugar também em Microcrédito. A parceria entre a Cresol e o BNDES está prestes a completar 25 anos e, em 2022, a Cooperativa Financeira foi a instituição que mais operou crédito para pessoa física, somando R$ 4,7 bilhões em 81.437 contratos aprovados.
“Essa premiação demonstra a magnitude do Sistema Cresol dentro da sua área de atuação e o quanto o BNDES é importante e contribui para que nós possamos atender uma contingência extraordinária de pessoas, de micro e pequenas empresas, de agricultores, enfim, da nossa base de cooperados”, comentou o presidente da Central Cresol Baser e conselheiro da Cresol Confederação, Alzimiro Thomé.
O presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, ressaltou o volume de operações realizadas pela cooperativa, que significa a pulverização dos recursos e o atendimento de mais cooperados. “Receber esses três prêmios nos estimula a seguirmos cada vez mais ativos e participativos na vida, no dia a dia das nossas comunidades, porque são ações efetivas e concretas que nos dão essa possibilidade de figurarmos no BNDES como uma instituição de destaque, que tem uma representatividade muito grande na operacionalização de recursos e, especialmente, na tradução em número de contratos”.
Crédito Rural
Além do Sicredi, destaca-se também no ranking o Bancoob, que figura entre as principais instituições financeiras que operam crédito rural. Com uma demanda cada vez maior, produtores de todos os tamanhos têm buscado mais crédito, principalmente neste momento de transição para uma produção mais sustentável e tecnológica.
Com isso, Bancoob, Sicredi e Cresol Baser tem buscado aumentar o apoio ao setor, trazendo melhores condições para a obtenção de recursos financeiros, auxiliando em um importante processo de democratização e pulverização do crédito.
O ranking de agentes financeiros do BNDES é divulgado anualmente, é compreende os resultados dos últimos doze meses, com o atual ranking compreendendo os dados compilados até 13 de junho deste ano.
Fonte: Sicredi/Sicoob/BNDES, com adaptação da MundoCoop