Nos últimos anos, o cooperativismo de crédito tem registrado crescimento recorde. Esse panorama foi reforçado ontem (30) pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante a live especial organizada pelo Sistema OCB, e que repercutiu a sanção da Lei que moderniza o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.
Segundo Campos Neto, no mês de junho o crédito cooperativo alcançou um crescimento de 29% no acumulado de 12 meses. O número é superior ao sistema financeiro como um todo, que no mesmo período registrou 17% de expansão.
Durante a live, transmitida pelo canal da OCB, Campos Neto destacou o papel das cooperativas. “”Nunca é demais frisar o papel que as cooperativas exercem no desenvolvimento das comunidades em que se encontram inseridas, impactando positivamente diversas variáveis, como renda, emprego e empreendedorismo”, disse ele durante o evento.
Além disso, Neto frisou que as cooperativas são importantes ferramentas na busca pela inclusão financeira, uma vez que são elas a única instituição financeira em diversos municípios do país.
Para o diretor de Fiscalização do Banco Central, a aprovação sem vetos é uma grande vitória para o setor. “Parece que foi ontem que entregamos o projeto (2020), passamos pela pior crise da história e o cooperativismo deu um show. Mesmo sem o marco, desde o início dessa experiência, a participação do cooperativismo no crédito, avançou 30%”, afirmou em entrevista à imprensa.
Segundo o AnuárioCoop – Dados do Cooperativismo Brasileiro, o ramo crédito hoje possui mais de 13,9 milhões de cooperados, reunidos em 763 cooperativas. Durante a live, o Presidente do Sistema OCB, ressaltou que a nova Lei deve alavancar o crescimento do setor, e que as perspectivas são de que até 2027, sejam movimentados R$1 trilhão no cooperativismo como um todo, com o movimento chegando a 30 milhões de cooperados apenas no Brasil. Quando observada a participação do crédito cooperativo no cenário total, a meta é que o sistema responda por 20% de todo o cenário de crédito no Brasil, dobrando a participação atual.
Além dos representantes da OCB e do Banco Central, participaram do encontro o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), o deputado Evair Vieira de Melo (ES), relator da matéria na Câmara, o deputado Arnaldo Jardim (SP), autor da proposta e o senador Vanderlan Cardoso, relator da matéria no Senado.
Para as cooperativas e cooperados que buscarem saber mais sobre as diretrizes da nova Lei do Cooperativismo de Crédito, o Sistema OCB irá disponilizar conteúdos didáticos na plataforma Capacitacoop.
Por Redação MundoCoop, com informações do UOL e Valor