Importante panorama para o cooperativismo mundial, o World Coop Monitor 2022 foi divulgado nesta semana. Trazendo informações detalhadas sobre o setor, o relatório reúne as 300 maiores cooperativas do mundo em impacto econômico e social, destacando aquelas que se sobressaíram em volume de negócios e faturamento sobre o PIB per capita. Segundo o relatório, as 300 maiores movimentaram mais de U$2,1 bilhões em volume de negócios em 2020.
Com mais de uma década de atuação, o WCM é uma importante janela para as cooperativas do mundo todo terem o seu trabalho e impacto sendo mostrados. Entre os principais objetivos do relatório está a mensuração e consequente visibilidade para o setor, além da criação de um banco de dados atualizado dos resultados do setor para o mercado e para as próprias cooperativas.
O relatório explorou vários temas ao longo dos últimos 11 anos de sua realização, desde a análise setorial até estrutura de capital para a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento sustentável. Este trabalho resultou em que o relatório foi apontado várias vezes na Assembleias Geral da ONU por Secretário-Geral António Guterres como um importante recurso para demonstrar o impacto as cooperativas têm na resolução de desafios globais
Neste ano, o estudo ainda aborda a digitalização nas grandes cooperativas e o impacto desse fenômeno na criação de uma identidade cooperativa. No webinar de lançamento, em colaboração com o ICETT, foi explorado como o controle democrático dos membros (segundo princípio cooperativo) e o consequente envolvimento dos membros podem ser aprimorados por meio do uso de ferramentas digitais, com foco particular nas cooperativas de consumo.
Brasil ganha espaço ao lado de outros países
Concentrando um dos sistemas cooperativos mais fortes do mundo, o Brasil expandiu a sua participação entre as 300 maiores cooperativas do mundo, segundo o World Coop Monitor. Em comparação com o último levantamento, o país cresceu 200% no ranking, passando de 9 para 22 cooperativas listadas. No segmento Educação, Saúde e Trabalho Social, o Sistema Unimed aparece como primeiro colocado nas duas categorias pesquisadas. Já no ranking geral, a coop é a quarta colocada na vertente Faturamento sobre o PIB per capita. Outras sete cooperativas aparecem entre as 50 maiores da categoria também.
As cooperativas Coopersucar e Coamo aparecem em quinto e sétimo lugares entre as maiores do segmento Agropecuário da categoria Faturamento sobre o PIB per capita. Já em Serviços Financeiros, na mesma categoria, o Sicoob e o Sicredi também aparecem no quinto e sétimo lugares.
Na classificação com base no Volume de Negócios, o Groupe Crédit Agricole (França), manteve o primeiro lugar que ocupou nos últimos anos, com o Grupo Rewe e a Cooperative Financial Network Germany – BVR, ambas da Alemanha, fechando o top 3. Na categoria, os países que mais se destacaram em número de cooperativas foram os Estados Unidos (74), França (42), Alemanha (31) e Japão (22).
Já na classificação com base em Faturamento sobre o PIB per capita o destaque foi para a Índia, que ocupa os dois primeiros lugares com as cooperativas IFFCO e Gujarat Cooperative Milk Marketing Federation Ltd (Amul). O terceiro lugar ficou o Groupe Crédit Agricole (França). Nesse grupo, o Brasil aparece como o quarto país com o maior número de cooperativas (22), atrás da França (42), Estados Unidos (38) e Alemanha (28).
Confira a lista completa das cooperativas brasileiras listadas em cada categoria:
Top 300 em volume de Negócios
- 31º lugar – Sistema Unimed Brasil
- 60º lugar – Coopersucar SA (
- 126º lugar – Coamo
- 137º lugar – Sicoob
- 142º lugar – Sicredi
- 156º lugar – Aurora
- 183º lugar – C. Vale
- 199º lugar – Lar
- 272º lugar – Comigo
Top 300 em Faturamento/PIB per capita
- 4º lugar – Sistema Unimed
- 12º lugar – Coamo
- 24º lugar – Sicoob
- 26º lugar – Sicredi
- 24º lugar – Aurora
- 41º lugar – C. Vale
- 49º lugar – Lar
- 65º lugar – Comigo
- 73º lugar – Cocamar
- 83º lugar – Copacol
- 85º lugar – Coopercitrus
- 92º lugar – Cooxupé
- 97º lugar – Alfa
- 108º lugar – Agrária Agroindustrial
- 114º lugar – Integrada
- 115º lugar – Castrolanda
- 119º lugar – Frimesa
- 139º lugar – Frísia
- 147º lugar – Coopavel
- 173º lugar – Coop
- 246º lugar – Sistema Ailos
O World Coop Monitor completo pode ser acessado aqui.
Fonte: Sistema OCB e World Coop Monitor, com adaptação da MundoCoop