As cooperativas de crédito possuem um papel importante no mercado de seguros. Com produtos similares ao dos bancos comuns, essas instituições costumam oferecer diversas modalidades tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas. Na hora de efetuar a contratação, é importante verificar as suas necessidades de proteção. Qual seria o caminho a ser tomado, caso você enfrentasse um imprevisto? Desembolsar um alto valor de uma vez só, ou já ter investido mensalmente uma quantia que caiba no seu bolso e garanta uma solução rápida? Ao contratar um seguro, o consumidor faz um investimento na sua proteção, na sua família e nos seus bens.
É a melhor opção para quem deseja ter a cobertura das despesas provocadas por eventos adversos, além de contar com serviços de assistência que geram suporte e diminuem os contratempos. E o mais importante: sem comprometer o orçamento, auxiliando no planejamento financeiro.
A primeira cooperativa de crédito do Brasil e da América Latina, o Sicredi conta com mais de 6,4 milhões de afiliados e trabalha com seguros de que englobam vários ramos, para os seus associados: Vida em Grupo e Vida Individual, Prestamista, Saúde, Rural, Automóvel, Patrimonial e Especiais. A comercialização já soma mais de 100 mil seguros contratados, com a data base de novembro de 2022.
Savio Susin, superintendente de Seguros, Consórcio e Previdência do Sicredi, afirmou que por meio das operações de seguros, é possível gerar tranquilidade e segurança financeira para milhões de pessoas, além do suporte no pagamento de mais de R$ 2,4 bilhões em indenizações. “No ano de 2022, o nosso trabalho de atendimento e consultoria diferenciados viabilizou aos nossos associados mais de R$ 2,4 bilhões em indenizações de sinistros. O montante foi resultado de eventos climáticos nos seguros patrimoniais e agrícolas, e ainda pelo reflexo do seguro de vida, durante a pandemia de Covid-19. Acreditamos que os produtos de seguros funcionam como um mecanismo importante para a resiliência financeira dos nossos associados, além de serem fundamentais para construção de uma sociedade mais próspera”.
O Sicredi como um canal de distribuição de seguros cresceu além do esperado, com ampliação de 18% na produção, chegando a R$ 2,6 bilhões de prêmio emitido. No último ano, obteve um incremento de 8% na receita bruta de comissão para a operação, alcançando a marca de R$ 500 milhões de receita. Susin especificou a importância do seguro no cotidiano dos associados. “Impulsionado pelo relacionamento próximo com os nossos associados e a comunidade, a partir de presença nacional e atuação regional, os números do Sicredi reforçam a relevância do canal Cooperativa na indústria de seguros brasileira”.
Os seguros são ferramentas de gestão de risco e podem ser utilizados em casos de imprevistos, como eventos climáticos, acidentes, doenças, roubos, furtos, entre outros eventos que não estão sob o nosso controle e podem gerar grandes prejuízos financeiros. Ao contratar um seguro, os associados das cooperativas garantem a manutenção de seus bens e a continuidade de seus negócios.
Para o Diretor de Agronegócios da MDS, Danilo Rosa, os seguros nas cooperativas de crédito são de extrema importância para os associados. “Como executivo de uma corretora de seguros e cooperado de uma cooperativa de crédito, posso afirmar que a cooperativa de crédito que possui em seu portifólio de produtos o seguro, demonstra uma preocupação com a vida financeira de seu cooperados e da comunidade, pois o seguro exerce um papel social de grande importância na economia do país, um associado segurado e protegido é a certeza de uma cooperativa mais forte e sólida”.
Outro fator importante é que ao oferecer diversos tipos de seguros para os cooperados, as seguradoras podem diversificar sua carteira de clientes e reduzir seu risco de concentração em um único tipo de produto ou região. Isso é especial em um mercado volátil e sujeito a mudanças constantes, como o mercado de seguros.
Eduardo Sallum, diretor do canal Affinity e cooperativas da Liberty Seguros, destacou o diferencial das cooperativas em relação ao seguro, por ser um grupo que possui os mesmos objetivos. “As cooperativas de crédito têm um compromisso com as pessoas que fazem parte dela, e isso está conectado ao propósito dos próprios seguros, que contribuem para a proteção daquilo que é mais valioso para as pessoas. As sociedades cooperativas são formadas por indivíduos que têm um interesse comum e exercem a mesma atividade econômica. Assim, no caso das cooperativas, o seguro pode unir os benefícios de um grupo que nos procura com objetivos em comum”.
Soraia Silva, diretora comercial de Corporate e Parcerias da Allianz Seguros, ressaltou que as cooperativas de créditos auxiliam na disseminação da cultura dos seguros no Brasil. “O canal de cooperativas é um pilar de crescimento porque oferece capilaridade na distribuição de produtos, já que mantém presença física em muitas cidades, onde, muitas vezes, não há outra instituição financeira. Além disso, há todo um aspecto social intrínseco ao cooperativismo, que está totalmente alinhado ao propósito do seguro: oferecer proteção. Com sua forte presença nas comunidades em que atua, a cooperativa se torna um meio para disseminar a cultura do seguro e ampliar o acesso da sociedade ao produto”.
Para Marcia Silva, diretora comercial de Afinidades da Tokio Marine, a parceria das seguradoras com as cooperativas possui um saldo positivo para o cooperado. “Em linhas gerais, todos ganham nessa relação entre as cooperativas e as seguradoras, inclusive a economia nacional por olhar para a comunidade como um todo. E para o cliente, se faz indispensável. Para as seguradoras, estar ao lado de parceiros desse porte, que têm em sua cultura a preocupação social, é ainda mais positivo. Para o cooperado, levamos uma certa previsibilidade diante dos imprevistos que possam ocorrer. O seguro propicia uma melhor gestão da vida financeira e da rápida retomada dos negócios, quando os imprevistos acontecem, seja no automóvel, na residência, na empresa ou na safra”, concluiu.
É importante reforçar que o seguro é uma ferramenta de grande importância para a sustentabilidade das cooperativas de crédito. Com a crescente competição no mercado financeiro, essas instituições precisam buscar a cada dia novas soluções para as necessidades de seus associados. As cooperativas de crédito costumam possuir uma estrutura organizacional eficiente e bem estabelecida, o que facilita a operacionalização dos seguros e o gerenciamento das apólices e todos os processos. Isso pode promover economias em larga escala e reduzir os custos operacionais das seguradoras.
Por Karem Soares – Redação MundoCoop
Matéria exclusiva publicada na Revista MundoCoop Edição 112