Negócios de sucesso. O que isso significa verdadeiramente? Uns podem dizer que ter sucesso é possuir uma longa trajetória traçada. Outros que o sucesso está em fazer o novo e se tornar o inédito perante o mercado. Os dois lados estão certos e errados, em partes.
Certos porque esses quesitos são sim imprescindíveis, grandes diferenciais. Porém errados em acreditar que apenas isso, isoladamente, basta.
Vivemos um momento em que a definição de sucesso está acima de qualquer discussão a respeito de legado ou novidade. Querendo ou não, os negócios hoje precisam assumir uma nova roupagem, a que repensa posicionamentos, renova fórmulas já conhecidas e questiona se caminhos traçados são realmente condizentes com as atuais necessidades.
Em meio a tudo isso, acreditamos na longevidade de um modelo de negócio em específico, o cooperativista. Mas, principalmente, na sua capacidade de se reinventar.
Pensando nisso, apresentamos uma edição para servir como “start” para mudança. No sentido mais positivo da palavra.
A partir da visão de especialistas, líderes cooperativistas e entidades representativas apresentamos uma matéria de capa sobre INTERCOOPERAÇÃO. O princípio centenário que vem ganhando força na atualidade, não mais como algo já enraizado e sim como uma urgência estratégica.
Retomando a reflexão inicial. O que são negócios de sucesso? Para nós, aqueles que apostam de verdade nas suas potencialidades com a coragem de sair da zona de conforto. As cooperativas possuem a competência de fazer isso com maestria e, diferente de muitos, sem perder todo o legado consagrado. Como? Através da intercooperação!
Vamos juntos encarar esse novo capítulo da história?
Nesta edição da Revista MundoCoop
CAPA: A intercooperação ressurge chamando a atenção para a necessidade de autoanálise das cooperativas e da urgência de aplicar esse princípio de forma efetiva
ENTREVISTA: Marcos Piangers, autor best-seller, conta como a paternidade mudou seu olhar sobre o mundo e como o cooperativismo se conecta com a sua vida
BRASILCOOP: A maioria dos produtores rurais cumpre preceitos ESG, mas muitos nem sabem que já estão em conformidade
INTERNACIONAL: Reconhecimento global tem aberto oportunidades de negócio e intercâmbio intelectual
ESPECIAL: Como as novas gerações podem ensinar as cooperativas a se posicionarem e se manterem atualizadas no mercado
RADAR: Atuação das cooperativas fortalece mercado de insumos
OITAVO PRINCÍPIO: Como tornar a cooperativas uma marca amada pelo público
RH COOPERA: Como mobilizar equipes, liderando com mais participação dos seus liderados
TECH & COOP: O cooperativismo presente no Drex, o moeda digital brasileira
SEGUROS: Inovação eleva o patamar do mercado segurador