Inovar é necessário. Entregar propósito, uma urgência no mundo moderno. Se há um modelo de negócio que entende perfeitamente o que significa estas duas palavras, este modelo é cooperativismo, conectado desde a sua origem com valores e princípios que buscam a entrega de soluções que impactem diretamente nas dores de seus cooperados.
Buscando reconhecer as cooperativas de crédito que melhor mostram na prática o que é inovar com propósito, o Instituto Fenasbac criou no ano passado o RECIP – Reconhecimento Inovação com Propósito. Destinado a cooperativas que demonstram as melhores práticas no mercado, o selo rapidamente se tornou referência no mercado nacional e internacional, inclusive sendo apresentado em um encontro especial na ONU. Para Carolina Castro, coordenadora do RECIP, o selo possui um papel primordial. “O Reconhecimento Inovação com Propósito é uma iniciativa que tem como objetivo evidenciar que o cooperativismo financeiro é movido pelo propósito de transformar vidas, famílias e comunidades”, destaca.
Agora, o RECIP retorna para uma nova edição, buscando mais uma vez destacar as cooperativas que não apenas inovam no mercado, mas o fazem com objetivos e propósitos bem estabelecidos. Para dar o passo inicial a essa nova fase, o Instituto lançou em janeiro o Panorama da Inovação com Propósito no Cooperativismo Financeiro 2022, que reúne resultados de ações promovidas pelo RECIP, trazendo um raio-x das cooperativas singulares em aspectos não-financeiros.
Neste ano, a novidade são alguns temas analisados pelo relatório, com a adição dos aspectos ESG e das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da ONU. Para Castro, observar tais tópicos é retratar o momento pelo qual o cooperativismo, e o mercado como um todo, passa. “É importante que as empresas, governos e segmentos respondam a esses anseios da sociedade e às necessidades atuais do planeta”, afirma.
Inovação contínua
Em uma sociedade fluida e que se transforma a cada minuto, inovar constantemente é uma necessidade básica. E as cooperativas estão atentas a esta realidade. Impulsionadas pela pandemia, hoje o setor rapidamente se adequa a novas ferramentas, como a inteligência artificial, ferramentas de gestão, análise de mercados, entre outros. Tudo isso, sempre em prol do elemento de maior valor para o setor: o cooperado.
Para Castro, as cooperativas de crédito têm se mostrado um exemplo para outros setores. Com práticas já em andamento, o setor demonstra uma capacidade única de incorporar as novidades do mercado. “Os resultados do RECIP 2022 apontam um cenário positivo no cooperativismo, visto que, em média, as cooperativas atendem com competência os requisitos mínimos da inovação com propósito. As cooperativas participantes foram classificadas acima da média na maioria das dimensões avaliativas, com maior destaque em Inovação Participativa, onde mais da metade das cooperativas respondentes se categorizam no mais alto nível de maturidade”, frisa.
RECIP 2022
Contando com o apoio institucional do Banco Central do Brasil e da UNFCU (União de Crédito Federal das Nações Unidas) da ONU, e da MundoCoop como mídia parceira, o RECIP 2022 mais uma vez surge como um modo de socializar a importância do cooperativismo financeiro para a comunidade brasileira. Através do reconhecimento das cooperativas com as melhores práticas na atualidade, o selo irá reforçar o impacto social positivo do setor, ao mesmo tempo em que mostra para o Brasil e o mundo, a capacidade de inovação que as cooperativas de crédito brasileiras possuem.
Neste ano, 26 cooperativas estão elegíveis ao selo RECIP – Reconhecimento Inovaçao com Propósito. Entre elas, cooperativas de todo o Brasil, com destaque para os estados do Paraná e Minas Gerais, onde seis e cinco cooperativas são elegíveis, respectivamente. Quando olhando para a representação dos sistemas de crédito cooperativo, todos os grandes estão presentes, incluindo Sicredi (9 elegíveis), Cresol (6), Sicoob (5), Ailos (4) e Unicred (2).
Pequenas ou grandes, cooperativas de crédito de todo o Brasil estão elegíveis ao reconhecimento neste RECIP. Castro destaca, que a pluralidade de localidades e tamanhos de cooperativas selecionadas, mostra um cenário de inovação descentralizado, algo positivo para todo o país. “Um panorama interessante a se fazer sobre as 26 elegíveis é que analisando o número de cooperados e a quantidade de ativos das cooperativas temos um perfil heterogêneo, tendo cooperativas com ativos na casa de R$ 26 milhões e outras passando de R$ 6 bilhões, e cooperativas com cerca de 8 mil cooperados e outras passando de 200 mil cooperados. Mostrando que inovar com propósito não depende diretamente do tamanho da cooperativa”, finaliza.
Olhando para o cenário como um todo, é fato que as cooperativas de crédito são exemplos de transformação. Contudo, o que significa ser reconhecida como um destaque no cenário de inovação nacional. Para compreender o que isso significa na visão do setor, a MundoCoop perguntou a representantes de três cooperativas elegíveis: Afinal, o que é Inovar com Propósito? Veja o que eles disseram:
Leticia Liene Pasold – Superintendente de Pessoas Relacionamento e Comunicação na Viacredi
Acreditamos que o modelo de negócio cooperativo é inovador em sua essência, nas suas intenções genuínas de oportunizar transformação na vida das pessoas. Inovação só se faz com pessoas e para pessoas. Assim como o Cooperativismo. Para a Viacredi, inovar com propósito significa atuar proporcionando soluções simples e acessíveis que assegurem a inclusão plena das pessoas e o desenvolvimento sustentável da cooperativa. Buscamos inovar assegurando a participação e cooperação das pessoas, o olhar para os cooperados no centro, a visão coletiva, e, sobretudo, a preservação da cultura e consciência cooperativista.
Paulo Roberto Neves – Presidente – Sicredi Centro-Sul MS
Inovar com propósito para uma cooperativa de crédito significa criar soluções e modelos de negócios que atendam às necessidades e desejos dos seus membros, enquanto se mantém fiel à sua missão e valores. Isso pode envolver o desenvolvimento de novos produtos e serviços, a melhoria de processos existentes ou a adoção de tecnologias inovadoras.
A inovação com propósito deve ser guiada pelo desejo de fornecer valor aos membros da cooperativa, permitindo que eles atinjam seus objetivos financeiros e melhorem suas vidas. Além disso, a inovação deve estar alinhada com a missão e os valores da cooperativa, que podem incluir a promoção da equidade, da solidariedade, da participação democrática e do desenvolvimento sustentável.
É importante ressaltar que a inovação com propósito em uma cooperativa de crédito não se trata apenas de adotar novas tecnologias ou seguir tendências do mercado. Ao invés disso, deve-se considerar as necessidades e desejos dos membros da cooperativa e buscar soluções que sejam adequadas para eles. A inovação com propósito deve ser orientada para a criação de valor e benefícios para os membros da cooperativa, bem como para a comunidade em geral. Em síntese, inovar com propósito para nós, é transformar ideias em atitudes e ações mais humanas.
Flavio Cabreira Jobim – Presidente da Unicred Ponto Capital
Na Unicred Ponto Capital acreditamos em uma visão futurista que preza pela transparência no relacionamento e no crescimento mútuo. Inovar com propósito é ter em seus pilares o objetivo de trazer impactos positivos para os nossos cooperados e comunidades. Estar em constante transformação contribuindo com desenvolvimento socioeconômico do país, sem esquecer dos princípios que norteiam o nosso propósito cooperativista.
Por Leonardo César – Redação MundoCoop