Não são poucos os estímulos que recebemos todos os dias, informações de todos os lados, atividades variadas, casos para resolver na empresa, todas essas ações ao mesmo tempo atrapalham a nossa motivação.
No final do ano, somos tomados por mais estresse, e por isso muitas vezes nos sentimos desmotivados para executarmos as atividades diárias da empresa.
A motivação é a engrenagem que nos move para fazermos absolutamente tudo na vida, sem ela fica impossível executar qualquer tarefa diária. Ela é o segredo de todo o nosso entusiasmo, que transforma à vontade na força sem nos deixar intimidados pelos obstáculos no trabalho. Uma pessoa motivada não abre espaço para pensamentos de derrota e nem se influencia pelo que os outros pensam. É a motivação que nos faz trabalhar horas a fio sem sentir cansaço.
Falta de motivação
A falta de motivação tem sido causa de muitos colaboradores trocarem de empregos e das empresas perderem talentos. Para se ter uma ideia da importância desse tema, uma pesquisa realizada pela VOCÊ S/A com 136.381 pessoas constatou, que mais da metade dos entrevistados considera fundamental trabalhar em um local onde se sintam motivados pelo trabalho que realizam.
A produtividade está diretamente ligada à motivação dos funcionários. Dulce Gabiate, consultora e facilitadora do Instituto de Neurolinguística Aplicada (Inap) explica que quando estamos motivados ficamos mais alertas, atentos a detalhes, com nossos sentidos abertos para perceber e captar dados específicos e gerais. “Com isso podemos acelerar o tempo de realização de tarefas, evitar desperdícios de tempo e outros recursos”, diz Dulce.
Os consultores de Recursos Humanos garantem que é fundamental cuidar de sua vida pessoal, emocional, da saúde, da condição física e também procurar desenvolver um relacionamento interpessoal, construtivo na empresa. “Cuidar realmente dos detalhes ajuda-nos a canalizar a energia para o trabalho criativo, e não para emoções e distrações. É isso o que nos torna produtivos”, afirma Cláudia Leal, psicóloga da Clínica Terapêutica Harmonya.
Melhore a sua motivação
Não é uma tarefa fácil manter-se motivado, sobretudo no final do ano, quando estamos tomados por tantas atividades na empresa. Uma boa maneira de fortalecer a nossa motivação é executas algumas técnicas simples de concentração.
Victor de Almeida Moreira, autor de “(Auto)liderança Antifrágil”, especialista em liderança e gestor de projetos da MRN, explica que o recurso mais valioso que possuímos não é financeiro, mas a nossa atenção. Ele conta que: “A atenção é valiosa porque onde a investimos, estarão os resultados, sejam eles bons ou ruins. Não é à toa que na língua inglesa quando você dedica atenção a algo, você está “pagando” sua atenção (“pay attention”). Ela é um recurso tão valioso que as maiores empresas de tecnologia do mundo, como Google, Meta, TikTok e Twitter competem por ela, e até possuem um indicador – LTV – para medir seu “LifeTime Value” (em tradução livre: valor de tempo de vida), ou seja, o quanto você está com sua atenção dedicada àquela organização”, Lembra Victor.
Para melhorar a sua motivação na empresa nesse final de ano, Victor preparou 10 dicas fáceis e rápidas.
10 dicas para direcionar o foco na motivação
E em um mundo com cada vez mais oferta de distrações, direcionar nossa atenção para o que nos traz valor é cada vez mais difícil, por isso a importância de desenvolver o Foco no que desejamos, nesse caso na nossa motivação.
1. Escolha o ambiente certo. O ambiente influencia em nossa concentração muito mais do que pensamos. Escolha um ambiente favorável para o seu trabalho. Um ambiente que ofereça o mínimo de opções de distrações.
2. Evite o generalismo. Não saia executando as tarefas sem uma estratégia. Pare, liste suas obrigações como um todo, avalie e defina as atividades prioritárias para o dia.
3. Avalie seus hábitos de trabalho e defina seus horários de maior desempenho para, então alocar as tarefas mais prioritárias para serem realizadas nesses horários.
4. Abandone o modo multitarefas. Execute uma tarefa de cada vez. O psiquiatra Edward M. Hallowell nos ensina, em seu livro “Crazy Busy”, que ser “multitarefa é mudar o foco de uma tarefa para outra de forma sequencial e rápida.”, ele completa dizendo que isso nos “dá a ilusão de que estamos trabalhando simultaneamente, mas na verdade não estamos. É como jogar tênis com três bolas.”, não vai ser eficiente.
5. Coloque prazo para cada uma das tarefas de sua lista. Não comece executar sem estimar um tempo para a conclusão.
6. Defina blocos de atenção para execução de cada tarefa. Por exemplo, se você tem que escrever um relatório que você estima levar 4 horas, execute-o em blocos de foco de 25 minutos. Ou seja, durante 25 minutos desligue todas as distrações aos seu redor e foque apenas na atividade de escrever. Após 25 minutos, faça um intervalo de 5 minutos. Após o intervalo, volte para o próximo bloco de 25 minutos de execução ininterrupta.
7. Organize seu local de trabalho. A organização favorece o pensamento e a produtividade, pois um local organizado elimina estresse, distrações e desconforto.
8. Discipline-se a não parar a execução e encare as pausas como recompensa. Prive a si mesmo de qualquer pausa ou distração enquanto executa sua tarefa, mas faça isso sabendo que, após cada tarefa concluída, você terá uma recompensa, como a pausa de ir tomar um café, parar para acessar sua rede social ou assistir a um vídeo que você gosta.
9. Alimente-se melhor. Com final de ano chegando tendemos a não controlar os alimentos que ingerimos, mas nosso alimento tem uma completa interferência em nossa capacidade de concentração e foco.
10. Durma melhor. Final de ano, as confraternizações começam a pipocar e, embora, sejam ótimas oportunidades de network, o excesso de festas pode nos levar a dias consecutivos de má qualidade de sono ou nenhum sono. A privação do sono é um dos principais culpados por não conseguir se concentrar
Por: Priscila Paula