O movimento cooperativista é conhecido pela durabilidade e robustez no Brasil de acordo com o Anuário Coop 2022 fornecido pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). O setor de crédito é o segmento que lidera o ranking no país. O cooperativismo de crédito está presente em mais da metade dos municípios, sendo a única instituição financeira fisicamente presente em 275 deles. Para se manterem competitivas no mercado, um dos grandes aliados é a comunicação direta e eficaz com os seus cooperados.
Relacionamento digital como estratégia
Uma pesquisa da MobileTime destaca a aderência do WhatsApp por parte dos brasileiros na hora de tratar com determinados negócios. Atualmente, cerca de 80% das pessoas já entraram em contato com, pelo menos, uma empresa por meio do aplicativo. Essa estatística revela a popularidade e a eficácia do WhatsApp como canal de comunicação entre consumidores e as cooperativas de crédito do país.
Se em 2020 os cooperados aderiram ao aplicativo como um canal de atendimento, atualmente ele se tornou bem mais do que isso. Além de ser um recurso para resolver demandas, o WhatsApp também é utilizado para negociações e operações comerciais.
De acordo com, Rafael Souza, engenheiro de software e CEO da Ubots, empresa especializada em relacionamento digital para Cooperativas de Crédito, “Os cooperados esperam cada vez mais que as cooperativas ofertem opções mais simples de comunicação durante toda a jornada com elas. Seja para tirar uma dúvida, renegociar um pagamento, adquirir um novo produto ou ser informado de novidades.”
As chamadas para assembleias são um grande exemplo de como o WhatsApp pode ser um aliado das cooperativas. Neste ano, foram realizados mais de 700 mil disparos de mensagens automatizadas somente para chamadas de assembleia com a plataforma da Ubots.
Conversão em vendas
Uma pesquisa feita pela RD Station destaca que as empresas que utilizam o WhatsApp como ferramenta de relacionamento têm uma taxa de até 40% a mais de conversão em vendas do que as que não utilizam. Uma das cooperativas de crédito cliente da Ubots aderiu ao canal na estratégia comercial com o objetivo de fidelizar o WhatsApp como a melhor opção para a geração de negócios. Com a implementação, se tornou o principal meio de recuperação de crédito utilizado pela cooperativa, resultando em um aumento de 110% nos contratos de renegociação. Outra forma de gerar negócios através do canal é utilizando o disparo de mensagens com o objetivo de reengajar a base de clientes. Como o exemplo de uma outra cooperativa que obteve uma conversão de 70% na renovação de seguros.
O CEO também destaca que, para garantir a segurança dessas interações, é fundamental que as cooperativas contem com provedores de soluções licenciados. Como WhatsApp Business Solution Provider, a empresa oferece uma plataforma desenvolvida especificamente para diversos cenários de conexão com o consumidor final. Disponibilizando opções para uso de agentes humanos, chatbots ou atendimento híbrido, atendendo atualmente mais de cem cooperativas.
Através da plataforma, as cooperativas podem reduzir custos operacionais, conectar-se a diversos canais de mensageria, aumentar a taxa de resposta e realizar disparos de mensagens em massa de forma escalável. Garantindo que todas as comunicações sejam criptografadas, conforme exigido pela LGPD, para evitar a leitura por terceiros ou o vazamento de dados.