As cooperativas de crédito reconhecem a comunicação por meio dos canais de mensageria como uma alternativa eficiente para se conectar com seus associados. No entanto, a mensuração de resultados e o entendimento do direcionamento dessas interações ainda representam um desafio para muitas delas. Isso porque a gestão adequada do relacionamento digital se torna fundamental para identificar pontos de melhoria e ajustar as estratégias de atendimento.
Rafael Souza, CEO da Ubots, empresa especializada em relacionamento digital, ressalta a importância desse monitoramento. “Não se tem dúvidas de que os dados em tempo real auxiliam na qualificação do atendimento. Isso permite identificar os assuntos mais solicitados pelos cooperados e acompanhar as conversas realizadas tanto pelo chatbot quanto pelos operadores”, enfatiza.
Com a solução da Ubots, as cooperativas de crédito se conectam a diversos canais de mensageria, aumentam a taxa de resposta e realizam disparos de mensagens em massa de forma escalável, contando com uma gestão facilitada e aprimoramento contínuo.
Automação aumenta número de demandas solucionadas por cooperativa
A Sicoob MaxiCrédito, cooperativa com mais de 250 mil cooperados e 38 anos de atuação em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, enfrentava o desafio de oferecer um atendimento de qualidade em suas plataformas, tanto físicas quanto digitais. Para suprir essa demanda, a instituição financeira buscou a parceria da Ubots.
Através da integração, a cooperativa centralizou o atendimento das diferentes contas usadas na plataforma WhatsApp Business. Dessa forma, os associados são direcionados aos agentes de relacionamento, com um histórico completo de todas as interações. Esse acesso direto aos profissionais permitiu que os mesmos recebessem o suporte necessário em relação a investimentos, aplicação de recursos e outros produtos oferecidos pela cooperativa. Com isso, houve uma redução significativa nos pedidos de transferências para agências físicas, resultando em um aumento considerável no número de demandas solucionadas de forma online.
Humanização e personalização no relacionamento digital
Embora o gerenciamento através de uma automação personalizada seja uma ferramenta essencial para lidar com o grande volume de interações, é crucial manter a humanização no relacionamento digital. Ou seja, as conversas automatizadas devem contar com dados em tempo real para auxílio na qualificação do atendimento dando, também, direcionamento às conversas.
“O gerenciamento vai muito além de somente saber se está tudo indo bem ou não com o atendimento, mas para promover uma melhoria no tom de voz e rumo da troca com o cooperado”, afirma Rafael.
Como WhatsApp Business Solution Provider, a Ubots é uma das empresas que oferece uma plataforma desenvolvida especificamente para diversos cenários de conexão com o consumidor final. Através da plataforma, as cooperativas podem reduzir custos operacionais, conectar-se a diversos canais de mensageria, aumentar a taxa de resposta, realizar disparos de mensagens em massa de forma escalável, tudo isso com facilidade de gestão e aprimoramento. Também é possível saber quais assuntos são mais solicitados pelos cooperados, além de informações sobre as conversas realizadas pelo bot e pelo time de operadores, possibilitando o aprimoramento da estratégia e, consequentemente, um maior resultado em vendas, renovação de seguros e renegociação de dívidas das cooperativas.