Com o ritmo acelerado da transformação digital nas empresas, a procura por soluções em nuvem vem aumentando. Por outro lado, ainda existem aquelas que são céticas quanto a essa tecnologia e preferem manter soluções locais. Mas é preciso entender que para ter um não é preciso renunciar ao outro.
Tanto a nuvem como um data center local têm seus prós e seus contras. O primeiro oferece um serviço sob demanda, então acabam sendo uma opção mais barata. Também, é mais flexível e escalável e permite o acesso a qualquer hora em qualquer lugar. No entanto, as soluções locais podem ser mais bem adaptadas às necessidades individuais do cliente e não dependem de largura de banda.
Outro ponto que pesa na hora de escolher a melhor solução é a segurança e conformidade com a legislação. A solução local concede às empresas o controle sobre seus dados. Na nuvem os dados são confiados a terceiros, porém devemos salientar que operadores atribuem grande importância aos padrões de segurança estritamente regulamentados e certificados.
A conformidade com a LGPD e outros regulamentos internacionais também devem ter atenção. As empresas devem sempre ser capazes de provar exatamente onde os dados estão localizados e se estão seguros. Com um aplicativo local ou na nuvem privada, isso é fácil de localizar. Mas se as empresas optassem por uma nuvem pública aqui, teriam que garantir que o paradeiro de dados confidenciais seja documentado.
Unindo o melhor de dois mundos
Como dito no início, optar por uma não significa renunciar a outra. Uma solução hibrida pode trazer equilíbrio e conciliar as vantagens dos dois mundos. Assim as empresas conseguem combinar serviços em nuvem e TI estacionária de acordo com suas necessidades.
Utilizando soluções hibridas é possível combinar segurança e flexibilidade na medida exata para cada tipo de empresa. Dados críticos da empresa, como, por exemplo, do financeiro, podem permanecer no próprio data center da empresa ou em um ambiente de nuvem privada, e para dados de marketing e vendas usar a nuvem pública é uma opção.
Não existe um tamanho único para nuvens híbridas, com cada modelo sendo completamente diferente e personalizado para atender às necessidades do negócio. O objetivo final desse modelo é criar um ambiente seguro e automatizado que seja produtivo e escalável para as empresas à medida que evoluem. As nuvens híbridas estão se tornando a escolha ideal para as empresas, pois oferece economia de custos, disponibilidade de dados, flexibilidade, escalabilidade, entre outras vantagens.
Para encontrar o modelo híbrido certo, as empresas devem adotar uma abordagem diferenciada para o tema e começar com uma instância de teste em nuvem. Dessa forma, novos recursos podem ser testados. Ao mesmo tempo, as operações continuam imperturbáveis. Isso permite que as empresas verifiquem se o serviço de nuvem selecionado atende aos seus requisitos.
A nuvem híbrida é uma solução ideal para empresas que desejam o melhor dos dois mundos, oferecendo desempenho, mais privacidade e menos custos. Sua ampla gama de benefícios pode ajudar as empresas a atingir seus objetivos e fornecer um serviço melhor.
*Marcos Roberto Pinotti é diretor de engajamento da Kron Digital