A cooperação explica a possibilidade da vida no planeta terra desde suas origens remotas. E o cooperativismo representou uma invenção humana para a superação das condições desumanas, das incertezas e riscos que a história sempre nos revelava.
O cooperativismo sob a filosofia cooperativista, fundamentos, regras, leis e liderança ética, tem mostrado ser o único modelo capaz de enfrentar e vencer a miséria, a pobreza e a indignidade da vida humana, pois onde tem uma boa cooperativa, bem liderada, ali existe a prosperidade. Onde tem fome e miséria não existe cooperativa.
Na Coopercitrus Expo, em Bebedouro, estivemos na abertura do lançamento do Núcleo de Mulheres Agro Cooperativistas, e também na palestra sobre desenvolvimento, educação com apoio da Bayer.
Fernando Degobbi nos mostrou o ecossistema extraordinário ali montado, onde as partes se encaixam e formam um Design Thinking. A Exposição é uma das mais relevantes em tecnologia, balcão de negócios e educação de cooperados, e de sucessores.
A Fundação Coopercitrus, Credicitrus , com Fatec e ETEC , envolve toda sociedade civil organizada da região num plano educacional que vai do big data no agro até a formação de técnicos agropecuaristas .
É fenomenal o plano de recuperação de nascentes onde mais de 200 já foram revividas, e água representa o sinônimo da saúde do solo, plantas, animais, da vida e dos seres humanos.
Um agro consciente ali na Coopercitrus está presente. MundoCoop participando e registrando os saltos evolutivos das extraordinárias cooperativas do Brasil.
*José Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop