Quais são as qualidades necessárias para ser gestor de uma cooperativa de crédito? Não importa o tipo de empresa, o líder hoje precisa se manter em constante evolução e inovar na forma de se relacionar com os clientes e a equipe. No cooperativismo acrescento um ingrediente a mais à liderança: fortalecer-se nos pilares e diferenciais do cooperativismo.
Em outras palavras, para ter sucesso no modelo cooperativista, quem conduz uma equipe precisa ser expert em gestão de cooperativas. Parece básico, mas muitas vezes, pressionado por inúmeros objetivos, o gestor acaba se esquecendo de como conduzir a equipe para o resultado preservando os diferenciais competitivos das cooperativas.
Mas que diferenciais são esses? Como saber se você ou a equipe estão aderentes ao modelo?
- Coloque o foco em quatro pilares
Em uma empresa tradicional, isto é, que não é uma cooperativa, as decisões são normalmente tomadas com foco em eficiência: menor custo, melhor rentabilidade, qualidade no produto etc. No cooperativismo, além de tudo isso, é preciso incluir outras variáveis importantes na tomada de decisão. O gestor de cooperativa precisa entender que qualquer decisão terá impactos nos cooperados, na cooperativa, nos colaboradores e na sociedade. Então a melhor escolha não levará em conta apenas a maior eficiência, e sim será aquela que impactar de forma mais positiva todos os quatro pilares.
- Conheça os valores da sua cooperativa
Outro ponto importante ao tomar uma decisão é conhecer e levar em consideração os valores de sua cooperativa. Quais são os principais diferenciais da sua cooperativa em relação ao mercado e até mesmo na comparação com outras cooperativas? O gestor precisa entender isso e deixar a equipe muito alinhada a esses diferenciais para que realmente tenha impactos relevantes.
- Mantenha a equipe sempre energizada
Outro ponto de destaque é o crescimento profissional: como manter as equipes sempre energizadas e com as qualificações necessárias? Aqui faço uma analogia com os games. Quando estamos com o nosso personagem nos jogos, precisamos e queremos sempre passar de fase – é o crescimento profissional. Ficar sempre no mesmo nível gera desmotivação e o protagonista acaba abandonando o jogo. Não podemos deixar isso acontecer em nossa vida profissional, e para avançar de fase é preciso adquirir as habilidades (skills) necessárias. Elas permitirão vencer os novos desafios que o mercado impõe a todo momento. Para conquistar as habilidades é preciso viver novas experiências e buscar caminhos diferentes. Muito importante é ter alguém próximo (coach) que possa passar feedbacks com clareza e mostrar os caminhos a trilhar para chegar lá.
- Pensamento crítico
Por fim, acrescento uma competência essencial para ser gestor de cooperativa: o pensamento crítico. É a capacidade de raciocinar e se posicionar, não ser somente um ouvinte nas decisões. O líder precisa ter o senso crítico, conhecer todas as variáveis e motivar a equipe para aproveitar as melhores oportunidades. Um time com proatividade e liberdade para se posicionar e encontrar as melhores soluções é o que todo gestor precisa.
Mas lembre-se: o líder precisa ser o responsável nessa transformação e assumir a missão de levar a equipe rumo às novas conquistas. Então, não fique parado na primeira fase!
*Agnaldo Leandro Ábila é Diretor executivo da Unicred Vale