Hoje, todas as empresas operam em um cenário altamente competitivo. Os clientes estão mais informados do que nunca e exigem produtos de melhor qualidade, serviços confiáveis e com tempos de resposta rápidos. Os funcionários desejam tarefas estimulantes e um ótimo ambiente de trabalho. Se as empresas quiserem sobreviver à concorrência acirrada, elas devem fornecer valor excelente para as partes interessadas internas e externas: seus funcionários, clientes, fornecedores e investidores.
A transformação digital aproveita a tecnologia para agilizar e automatizar seus processos internos e externos, e o Business Process Outsourcing (BPO) permite que você se concentre em suas principais competências. Juntos, eles provam ser uma ótima estratégia para alcançar agilidade e sustentar uma vantagem competitiva.
Transformação digital dos processos de pessoas em RH
A transformação digital refere-se à transição de um negócio baseado em processos tradicionalmente manuais para um que tenha a tecnologia como seu núcleo em todas as suas funções: interna (voltada ao funcionário, operacional) e externa (voltada ao cliente). Embora a transformação digital seja fortemente centrada em tecnologia, ela não se concentra apenas em funções e departamentos com uso intensivo de tecnologia – a transformação digital em processos de RH e operações de pessoas é igualmente, se não mais importante.
Em um relatório recente, a Forbes revela que 86% dos fabricantes nomearam líderes de transformação digital – 37% são de operações e 30% de TI, e o restante abrange equipes de liderança de engenharia, finanças e transformação digital dedicada.
As equipes de RH desempenham um papel duplo na jornada de transformação digital de uma organização. O RH é responsável por desenvolver uma mentalidade digital e absorver uma cultura digital para melhorar os processos e aumentar a produtividade dentro da organização. Simultaneamente, eles também são responsáveis por transformar seus processos operacionais.
As atividades de um departamento de RH normalmente envolvem uma quantidade significativa de papelada e interações pessoais. A pandemia interrompeu os sistemas de trabalho tradicionais, com muitos funcionários tendo que trabalhar em casa ou em locais remotos. As equipes de RH se esforçaram para encontrar maneiras inovadoras de permanecer conectadas com funcionários remotos e trabalhar de forma eficaz no novo normal.
Digitalizando e Automatizando o RH
Todo desafio é uma oportunidade de crescimento. As equipes de RH enfrentaram os desafios lançados pelo novo normal. E a pandemia do Covid-19 construiu uma nova cultura de trabalho remoto.
Documentos digitais e digitalizados substituíram a papelada manual. As plataformas de colaboração digital substituíram as reuniões presenciais. As empresas que digitalizaram, simplificaram e automatizaram suas funções de RH puderam realizar suas contratações, integração, folha de pagamento, gerenciamento de desempenho, aprendizado e desenvolvimento de forma transparente e garantir uma ótima experiência dos funcionários mesmo durante esses tempos desafiadores.
As organizações estão agora mais dispostas a explorar as possibilidades de obter os serviços mais econômicos de diferentes locais dentro ou fora de seu país – tudo isso aponta para um aumento inevitável na terceirização de processos de negócios.
Aproveite o BPO para se concentrar em suas principais competências
O BPO é um processo em que uma empresa terceiriza atividades em uma área de importância para o negócio. Ao delegar atividades não essenciais, os recursos de sua empresa podem concentrar todas as suas energias no conhecimento central para projetar produtos e serviços inovadores centrados no cliente e melhorar os resultados financeiros do negócio.
É uma situação em que todos ganham, pois o que não é atividade essencial para sua empresa, é a competência central do provedor de serviços de BPO. Como resultado, você aproveita o talento e a experiência do provedor de serviços de BPO, obtém acesso às ferramentas e tecnologias mais recentes nas quais o provedor de BPO investe e aproveita as melhorias de processo. Assim, a terceirização proporciona maior flexibilidade, melhora a produtividade, reduz os tempos de ciclo e garante economia de custos.
Alguns processos frequentemente terceirizados incluem contabilidade, administração, atendimento ao cliente por meio de call centers, manufatura, geração de leads, pesquisa, gerenciamento de TI e, claro, RH.
Como os serviços de BPO transformam seus processos de RH
O RH é um departamento que usa muito papel e muitas equipes de RH ainda processam documentos manualmente. O objetivo da terceirização de atividades de RH deve ser transformar digitalmente e automatizar essas tarefas rotineiras, e repetitivas e eliminar processos baseados em papel. Ao digitalizar os processos de RH, você libera tempo e energia de sua equipe para se concentrar em atividades essenciais e de valor agregado, como aprendizado e desenvolvimento e gerenciamento de talentos.
*Marcelo Carreira é vice-presidente Go-To-Market América Latina da Access