Uma em cada quatro cooperativas no Brasil é do setor agropecuário. Segundo o anuário da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o País conta com 1.185 cooperativas de agronegócios, o que representa 25% das 4.693 associações nacionais. Elas somam 1 milhão de cooperados e 250 mil trabalhadores. No mundo, de acordo com o anuário, o agronegócio responde por 32% das 300 maiores cooperativas.
O mapa mundial do cooperativismo, conforme informações da OCB, tem 3 milhões de associações e 1 bilhão de cooperados, o que corresponde a 12% dos habitantes do planeta, e 280 milhões de trabalhadores. Apenas as 300 maiores cooperativas somam faturamento de US$ 2,17 trilhões. O Brasil tem nove cooperativas entre as 300 maiores do mundo.
“O cooperativismo é uma importante ferramenta para o agronegócio no Brasil, está presente em todas as regiões e contribui efetivamente para consolidar o país como um dos maiores produtores do planeta”, explica Bruno Dias, Gerente de Marketing e Inovação da Holambra Cooperativa Agroindustrial.
O setor de agronegócios é o grande destaque do Brasil, com suas 1.185 associações, muito à frente do segundo colocado, o setor de transporte, com 886 cooperativas, de crédito, com 728, e de saúde, com 720. Também é o maior empregador dentro do cooperativismo, seus 250 mil trabalhadores representam quase o dobro dos 136 mil empregados nas cooperativas de saúde e duas vezes e meia os 99 mil funcionários das cooperativas de crédito. Em quarto lugar na lista de empregadores do cooperativismo está o setor de consumo, com 14,4 mil trabalhadores.
Fonte: Holambra Cooperativa Agroindustrial