As principais autoridades e executivos do agronegócio nacional participaram na noite de terça-feira (25/04) da entrega do Prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos. A premiação faz parte da agenda de atividades da 22ª edição da AveSui – Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos, que ocorre até esta quinta-feira (27/04), em Medianeira (PR).
Uma das presenças mais esperadas foi a do secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, que há 12 anos comanda a Secretaria. “A Avesui valoriza, reconhece e estimula o setor de proteína animal em todo o país e particularmente no Paraná, que é líder na produção de carne de frango representando 34% da produção nacional e 40% das exportações. No setor de suínos, o estado representa 21% da produção nacional e logo deverá se tornar líder na produção desta proteína também”, declarou Ortigara.
Em seu discurso, Ortigara reforçou a necessidade da união do setor para a blindagem dos plantéis de aves de produção contra a gripe aviária. “Precisamos continuar fazendo nossa lição de casa, pois o Paraná é a locomotiva da avicultura nacional”, disse.
Além do secretário, estiveram presentes na cerimônia o presidente do Sindiavipar e presidente da Globoaves, Roberto Kaefer, o presidente da cooperativa Lar, Irineo da Costa Rodrigues; o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol; o presidente da Primato, Anderson Sabadin, o presidente da Coopavel, Dilvo Groli, presidente da Frimesa, Elias José Zydek e o prefeito de Medianeira, Antônio França Benjamim.
Destaque
Na presença das principais autoridades do agronegócio e lideranças estaduais e municipais, a Lar Cooperativa foi campeã em cinco das 11 categorias em que foi finalista. Projetos inovadores, gestão minuciosa, prioridade socioambiental e profissionais de excelência garantiram à Lar a melhor participação da história da cooperativa no prêmio, também conhecido como “Oscar do cooperativismo” por conta de sua enorme relevância no país ao reconhecer iniciativas exemplares, promovidas por cooperativas e seus associados e colaboradores, que impactam positivamente no dia a dia da atividade.
Assim como no ano anterior, a Lar foi protagonista no prêmio, se destacando como a cooperativa mais premiada da edição, com cinco troféus, sendo primeiro lugar nas categorias: Gestão Desempenho Econômico-Financeiro; Gestão Sócio Ambiental e Sustentabilidade (com análise geral das ações da Lar); Melhor Técnico Assistente Suinocultura (médico-veterinário Alceu José Kroth); Melhor Gestor Operacional (gerente da Divisão de Pecuária Daniel Dalla Costa) e Inovação (projeto Ábaco Digital, desenvolvido na Unidade Industrial de Aves, em Matelândia, no Oeste do Paraná).
“Desde a definição dos critérios até a escolha dos campeões, tudo passa por análise da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da Universidade de São Paulo, uma das instituições mais importantes e reconhecidas do nosso país, ou seja, um prêmio de muita credibilidade e para a Lar é um privilégio ser finalista em todas as categorias, visto a concorrência com projetos de alto nível”, avaliou o diretor-presidente da Lar Cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues.
Bem-estar animal
Um projeto desenvolvido por uma família de suinocultores, com suporte da equipe de fomento da cooperativa, rendeu à Coopavel prêmio na categoria de Bem-estar animal.
A ideia da Coopavel premiada no concurso de Maiores e Melhores Cooperativas de Aves e Suínos do Brasil, em sua sétima edição, foi desenvolvida por uma família de criadores de suínos da localidade de Gramadinho, em Cascavel. Observando os cuidados com os animais na criação, o filho de Luciane e Arlindo Arenhart de Almeida, João Vitor, dedicou seu Trabalho de Conclusão de Curso à busca de uma solução que pudesse contribuir para o enriquecimento ambiental da granja. Assim, surgiu uma solução simples e eficiente no manejo de animais e que poderá ser repercutida entre outros integrados.
A incorporação de novas técnicas e cuidados para melhorar as condições nas áreas de confinamento sempre foi uma prioridade entre os produtores rurais integrados à Coopavel, afirma o presidente Dilvo Grolli, que parabeniza os vencedores. “Essa é uma de inúmeras práticas empregadas em respeito às criações e para levar à mesa do consumidor o melhor em qualidade de proteínas”. Durante a abertura da Avesui, Dilvo falou sobre o papel das cooperativas paranaenses na geração de empregos e de desenvolvimento social e econômico de suas regiões.
Vencedores
Confira a lista dos vencedores do Prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos.
LAR – 1º Lugar – Gestão Desempenho Econômico-Financeiro
LAR – 1º Lugar – Gestão Socioambiental e Sustentabilidade
MARLI HETKOSWKI – C.VALE – 1º Lugar – Melhor Técnica e Assistência na Avicultura
ALCEU JOSE KROTH – LAR – 1º Lugar – Melhor Técnico e Assistência na Suinocultura
DANIEL DALLA COSTA – LAR – 1º Lugar – Melhor Gestor Operacional
ADEMIR NILO SCHLEMMERR – C.VALE – 1º Lugar – Melhor Cooperado Avicultura
ELTON ALCEU ENDLER – PRIMATO – 1º Lugar – Melhor Cooperado Suinocultura
MARINEI ZUFFO – AURORA – 1º Lugar – Liderança Feminina
LAR – 1º Lugar – Inovação Tecnológica
COPACOL – 1º Lugar – Varejo, Inovação, Consumo e Ação em MKT
COOPAVEL – 1º Lugar – Bem-Estar Animal
Fonte: Avicultura Industrial