A diferença entre um ano lucrativo e uma colheita fracassada é apenas a informação oportuna sobre um simples ponto de dados do momento da semeadura. Para mitigar isso, cientistas do ICRISAT usaram uma ferramenta de análise preditiva para chegar a data ideal para semear e para obter o máximo rendimento. Ele até fornece insights sobre a saúde do solo e recomendações de fertilizantes, além de uma previsão do tempo de 7 dias.
Previsões de rendimento e de preços
Para muitos agricultores, a maior preocupação é a flutuação de preços da cultura. Devido aos preços instáveis, os agricultores nunca são capazes de planejar um padrão de produção definido. Este problema é altamente prevalente em culturas como tomates que têm tempo de prateleira muito limitado. As empresas estão usando imagens de satélite e dados meteorológicos para avaliar a área cultivada e monitorar a saúde das lavouras em tempo real. Com a ajuda de tecnologias como big data, IA e aprendizado de máquina, as empresas podem detectar infestações por pragas e doenças, estimar a produção e o rendimento do tomate e prever preços. Eles podem orientar os agricultores e governos sobre os padrões futuros de preços, nível de demanda, uso de defensivos agrícolas etc.
Agtechs estão usando IA no campo da agricultura. Uma startup de tecnologia agrícola com sede em Berlim desenvolveu um aplicativo multilíngue de diagnóstico de pragas e doenças, que usa várias imagens da planta para detectar doenças; um smartphone coleta a imagem que é combinada com uma imagem de servidor e, em seguida, um diagnóstico dessa doença em particular é fornecido e aplicado à cultura usando a técnica inteligente de pulverização. Dessa forma, o aplicativo usa IA e ML para identificar doenças das plantas. Mais de sete milhões de agricultores baixaram este aplicativo e ele ajudou a identificar mais de 385 doenças de grandes culturas, frutas e hortaliças.
Para resumir, a IA resolve a escassez de recursos e mão de obra em grande medida e será uma ferramenta poderosa que pode ajudar as organizações a lidar com a crescente quantidade de complexidade na agricultura moderna.
A IA pode substituir o conhecimento que os agricultores sempre tiveram? A resposta provavelmente é não por enquanto – mas definitivamente em um futuro, a IA complementará e desafiará a maneira como as decisões são tomadas e melhorará as práticas agrícolas. Tais intervenções tecnológicas provavelmente levarão a melhores práticas agrícolas, rendimentos e melhorarão qualitativamente a vida dos produtores.
Colheita
Colhedeiras com IA ajudam aumentar o rendimento reduzindo o desperdício que estão sendo deixadas no campo junto a palhada.
Muitas empresas estão trabalhando para melhorar a eficiência agrícola. Existem máquinas autônomas de colheita de morangos e outra que pode colher maçãs maduras. Essas máquinas usam modelos de fusão de sensores, visão mecânica e inteligência artificial para identificar a localização das frutas maduras.
A agricultura é a segunda maior indústria depois da Defesa, onde o mercado de robôs de serviço foi implantado para uso profissional. A Federação Internacional de Robótica estima que até 25.000 robôs agrícolas foram vendidos ano passado.
Fonte: Agrolink