Dezenas de pesquisadores de vários lugares do mundo, participantes do 19º Congresso Internacional de Nutrição de Plantas, realizado em Foz do Iguaçu, estiveram em Campo Mourão, no sábado (27/08), conhecendo um pouco sobre a Coamo e a agricultura da região.
A visita teve início pela manhã, na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, quando o idealizador e presidente dos Conselhos Administrativos da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, fez uma apresentação das cooperativas para os 25 pesquisadores, e explanou sobre as práticas de agricultura e programas desenvolvidos pela Coamo.
Os pesquisadores foram até a Fazenda Experimental da Coamo para conhecer duas estações de pesquisa: o programa de rotação de culturas, que é realizado em parceria com a Embrapa há mais de 35 anos, e o museu de solo, que mostra a eficiência do sistema de correção de solo. A visita ao parque industrial serviu para que os pesquisadores vissem a forma que o alimento é produzido com segurança, seguindo todas as legislações exigidas.
O gerente Técnico da Coamo, Marcelo Sumiya, afirma que foi um privilégio receber o grupo e realizar este intercâmbio de informações. “Tivemos a oportunidade de mostrar de que forma produzimos alimentos com segurança, respeitando o meio ambiente. Também foi mostrado a maneira que nosso cooperado produz e nós industrializamos o alimento, com origem e sustentabilidade. Foi uma grande oportunidade de uma troca mútua de informações técnica e política.”
O pesquisador e coordenador do Grupo, Marcelo Augusto Batista, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), enfatizou que havia uma demanda dos participantes do congresso para conhecer a agricultura no Paraná, e a Coamo foi escolhida para mostrar o sistema de produção. “Esse intercâmbio de informações é muito importante, uma forma de valorizar a agricultura brasileira. Quando eles entendem o que fazemos aqui eles ficam impressionados. Essa troca de experiência é extraordinária, e com certeza vão levar para a casa informações muito positivas.”
Fonte: Imprensa Coamo