A Coopercitrus lança o seu Relatório de Sustentabilidade 2022, destacando a evolução em diversas atividades ambientais, sociais e de governança (ESG). Com a publicação, demonstra, de forma transparente, os resultados tangíveis, as metas e as realizações sustentáveis voltadas para os cooperados, parceiros e a comunidade.
Ao longo dos últimos anos, a Cooperativa vem fortalecendo suas práticas de governança corporativa, assegurando a efetiva transparência, equidade, responsabilidade e prestação de contas no relacionamento com suas partes interessadas. Essas práticas fortalecem o desenvolvimento sustentável da organização, trazendo o equilíbrio entre o crescimento econômico, ambiental e social.
“A sustentabilidade é um pilar estratégico que permeia todas as atividades da Coopercitrus. Este relatório contém metas muito claras e transparência na mensuração de resultados. Ou seja, a Cooperativa gera um impacto muito forte em toda a sociedade onde ela está inserida”, salienta o presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, Matheus Marino.
Sustentabilidade na Prática
Os projetos ambientais Cooper Nascente e Cooper Semear ampliaram seus atendimentos, com suporte aos cooperados na recuperação de 235 nascentes e restauração de 135 hectares de áreas de preservação permanente ao longo de 2022. O certificado ISO 14001 foi renovado em 10 unidades, cobrindo todos os segmentos de negócio da cooperativa, que também alcançou mais de 7.000 MWh/ano de geração fotovoltaica entre usinas próprias e as instaladas em propriedades rurais de cooperados.
Outro destaque é o projeto Mulheres Do Campo – o Agro é Delas, que tem como propósito fortalecer a liderança feminina, promovendo a integração entre as mulheres e ampliação da visibilidade do trabalho promovido por elas. A cooperativa também investiu em projetos educacionais voltados ao desenvolvimento socioambiental, com a parceria com instituições reconhecidas pela tradição e competência de ensino, ajudando a capacitar mais de 600 profissionais do setor.
O relatório foi construído de acordo com o padrão internacional de prestação de contas, seguindo as diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative), o que consolida a credibilidade das informações. Para ler na íntegra, clique aqui.
Fonte: Imprensa Sicredi