Com foco no mercado vegano, a Cooperativa de Agricultores Familiares de Ribeira do Amparo, Ribeiro do Pombal e Nova Soure (Cooperprac) criou uma receita alternativa de hambúrguer feito com “carne” de caju.
O produto foi avaliado na última semana no Empório da Agricultura Familiar. Localizado no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, o local é voltado para a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar na Bahia.
De acordo com a presidente da Cooperprac, Elienai Trindade, os produtos foram desenvolvidos por uma engenheira de alimentos. Ela avalia que a produção do hambúrguer de “carne de caju” pode incrementar a renda dos produtores associados à cooperativa. “Nosso propósito é fazer com que esse sistema produtivo tenha maior valor agregado”, disse Elienai Trindade.
“Esses produtos são oriundos da nossa cajucultura e nosso propósito é fazer com que esse sistema produtivo tenha maior valor agregado, melhore a renda do produtor e seja um modelo de negócio que possa ser replicado”, afirmou Elienai Trindade, conforme conteúdo divulgado pela equipe de comunicação do governo estadual.
Hambúrguer de ‘carne’ de caju e mais produtos
As iguarias foram avaliadas pelo chef de cozinha Caco Marinho, responsável pela consultoria gastronômica do Empório da Agricultura Familiar da Bahia. Além do hambúrguer de “carne” de caju, a Cooperprac tem a expectativa de colocar no mercado alimentos com a fibra de caju, que é base para diversas receitas, como a geleia da fruta.
Com 89 cooperados, a cooperativa é apoiada pelo projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). De acordo com o governo, foram destinados investimentos de mais de R$1,5 milhão para a construção de uma unidade de beneficiamento do caju, por meio do projeto, no município de Ribeira do Pombal.
Fonte: Canal Rural