A aposta na expansão do enoturismo na Cooperativa Vinícola Garibaldi ao longo dos últimos anos, evidenciando os traços históricos de sua tradição de mais de 90 anos no setor e as experiências oferecidas aos turistas, fez com que a marca se tornasse um case no segmento, no Brasil e fora dele.
Neste mês, a visão da Cooperativa para essa atividade, cada vez mais importante para a divulgação da marca e para o acréscimo de receita, foi transmitida para agentes e promotores portugueses de enoturismo. O gerente de Marketing e Enoturismo da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Maiquel Vignatti, participou como convidado da 11ª edição das Jornadas de Enoturismo do Centro de Portugal, realizada no município de Alcobaça, na Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa, nos dias 11 e 12 de maio.
Vignatti palestrou no primeiro dia de atividades, dentro do painel “Enoturismo no Mundo”. “É uma aproximação importante com uma nação que temos relação secular e histórica, e compartilhar as ações que fazemos no enoturismo brasileiro, já tendo um reconhecimento internacional, e saber o que está sedo feito lá, é uma oportunidade para estarmos aprimorando nossa acolhida e até estimular a visita de turistas estrangeiros em nosso complexo”, analisa Vignatti.
Além de falar sobre o mercado de vinhos no Brasil, ele abordou a situação do enoturismo, a partir da experiência que conduz na cooperativa. Nesse sentido, a recente requalificação no complexo enoturístico da cooperativa, inaugurada em janeiro com investimentos de cerca de R$ 6 milhões, foi um dos assuntos de sua pauta. Dessa forma, os atrativos incorporados ao lugar também foram destaque, como o passeio inspirado nas quatro estações e na influência que elas representam à videira. Nesse roteiro de degustação, um dos diferenciais é a inclusão de uma bebida que atenda ao perfil da estação vigente do ano. Os passeios que complementam o rol de atrativos do Complexo Enoturístico também entraram na pauta, com destaque para o Taça & Trufa, que combina harmonização de trufas artesanais com vinhos e espumantes, e o Degustação às Cegas, a fim de desenvolver as sensações sensoriais dos visitantes. Os futuros atrativos que serão agregados ao complexo, como o wine bar e um espaço de eventos, também foram apresentados, assim como alguns números do fluxo de turistas no espaço.
No último dia, os participantes do fórum ainda realizaram vistas técnicas a três vinícolas. As Jornadas de Enoturismo do Centro de Portugal é uma iniciativa conjunta das cinco regiões vitivinícolas da Região Centro, com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, do Turismo do Centro, do Município de Alcobaça e da rede de Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal.
Fonte: Exata