A Coopavel inaugurou na quarta-feira, 16, a sua 15ª agroindústria, que atua na fabricação de produtos de higiene e limpeza. “É mais uma empresa que nasce com o espírito de liderança, inovação e superação da marca Coopavel, cooperativa com 52 anos de trajetória e que hoje está entre as 15 maiores do Brasil”, disse o presidente Dilvo Grolli para um público formado por gerentes, gestores e equipe comercial distribuído por 23 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. A inauguração aconteceu de forma presencial e teve transmissão on-line.
Dilvo afirmou que a Coopavel é uma empresa vencedora e que a Coopclean herda o melhor da cultura que ela construiu ao longo de mais de cinco décadas. “Nossa cooperativa é líder porque sempre agiu com ética, com métricas e cultivando relacionamentos com objetivos claros e transparentes. O líder é aquele que monitora, que está sempre presente e que busca soluções atento aos valores e à história da corporação. O reconhecimento do mercado, além da qualidade dos produtos, é conquistado pela valorização de tudo o que é certo”, destacou o presidente.
A Coopclean é o resultado de um projeto amadurecido durante anos. Inicialmente, a empresa atende às demandas internas da cooperativa, mas a partir do ano que vem chegará ao varejo. “E vamos perseguir uma posição de destaque em um mercado de alta competitividade”, afirmou Dilvo Grolli. Inicialmente, a produção é de 50 mil litros de detergentes, sanitizantes, desengraxantes e desincrustantes por mês. A médio prazo a meta é chegar a 300 mil litros e em cinco anos alcançar a capacidade máxima da unidade, implantada na área industrial da cooperativa, em Cascavel, que é de 500 mil litros por mês.
Três pilares
O professor Zaki Akel Sobrinho, da Academic Ventures, empresa que presta assessoria especializada à Coopavel, informou que a cooperativa é um grande sucesso por reunir três pilares fundamentais: visão estratégica, liderança transformadora e equipe poderosa. “Os produtos da Coopclean vão entregar ao consumidor o melhor resultado com o melhor custo-benefício”. A qualidade dos itens que ela levará ao mercado foi testada em ambientes nos quais higiene e limpeza são imprescindíveis, que são as indústrias da cooperativa. Durante um ano, os produtos liberados pela Anvisa e em fabricação foram usados nos frigoríficos de aves e suínos, postos e outras unidades do complexo industrial.
O agrônomo Rogério Rizzardi, um dos idealizadores da Coopclean, afirmou que ela representa uma cooperativa que há 52 anos trabalha para entregar o melhor aos seus cooperados, clientes e à comunidade. “Temos uma linha completa de produtos de alta qualidade e desempenho”, destacou Rizzardi. Aspectos e conceitos ligados à construção da marca da nova empresa foram apresentados pela Fosbury, agência que dá suporte a esse novo projeto da cooperativa.
A Coopclean opera em uma estrutura com mais de dois mil metros quadrados onde são produzidos 23 produtos do portfólio inicial da empresa – meta é chegar a mais de 50. O gerente José Carlos Salles apresentou a equipe e falou de momentos importantes na estruturação da unidade, a partir de agosto de 2020. Salles citou etapas para autorizações e primeiros registros de fabricação, compra e instalação de equipamentos e definição da linha e de toda a estruturação de embalagens e da estratégica de marketing.
O engenheiro químico Elton Inácio de Oliveira, da Nexchem Soluções em Química, deu detalhes sobre formulações, testes e ajustes na família de produtos da Coopclean. Além das características de cada item, o consultor falou do rigor em sempre observar as aprovações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária antes de iniciar a fabricação de um determinado item.
Elton citou diferenciais e vantagens competitivas, entre elas da concentração dos produtos que, diluídos, rendem muito mais do que os similares dos concorrentes. “A indústria de produtos de higiene e limpeza movimenta R$ 30 bilhões por ano no Brasil e com a qualidade dos seus lançamentos, a Coopclean terá acesso a uma fatia desses recursos e condições de atender as mais diversas regiões do País”, afirmou Elton.
O portfólio inicial da empresa conta com dez produtos industriais, oito de linha geral, cinco para lavanderias e três de linha automotiva. A solenidade de inauguração abriu espaço também para o depoimento de pessoas que há mais de um ano acompanham, na prática, a aplicação dos mais diferentes itens da Coopclean.
O gerente de Filiais Oeste da Coopavel, Altair Garcia, lembrou que, além de uma nova oportunidade para as filiais da cooperativa, ter acesso a essa linha de produtos, tão altamente recomendada, será uma chance de o consumidor ter acesso a materiais de qualidade e bastante eficientes para o seu dia a dia.
Fonte: Coopavel