Um grande encontro com mais de duas mil pessoas de forma presencial, entre líderes, gerentes e cooperados de todo o Brasil e da América do Sul, além de pensadores e estrategistas brasileiros, da África, EUA, China fizeram do WCM (World Cooperative Management), em 2023 tornar-se um ambiente de criação, inspiração e geração de ideias transformadoras para o Cooperativismo no Brasil.
“Estamos em um momento de colocar em prática, agir e aplicar os conceitos e conhecimentos no nosso dia a dia para atingir nossos objetivos. Não podemos ficar isolados. Temos que quebrar barreiras, ultrapassar barreiras e procurar novas formas de cooperar”. Esse foi um dos principais insights de Luiz Branco, CEO do WCM.
A imersão para atingir tais propósitos foi uma grande maratona de escuta e coparticipação com a presença de renomados palestrantes durante os dois dias (16 e 17/10) do WCM 2023, no Minas Centro, em Belo Horizonte.
Uma evolução que começou em 2015
O World Cooperative Manegement começou em 2015 e se destaca como um ambiente de trocas de experiências e estratégias entre lideranças do cooperativismo brasileiro. Sem dúvida, um segmento da economia brasileira que está presente desde uma pequena comunidade no meio rural até grandes empresas pelo Brasil afora.
Segundo o presidente do sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas, o WCM é uma “janela de oportunidades também para inserir o mercado de negócios no ambiente de internacionalização”, reforça.
Para tanto, estrategistas e pensadores internacionais estiveram presentes como palestrantes. Entre os quais : Trebor Scholtz, fundador da New School’s Platform Cooperativism Consortium; Sharon Gai, ex-chefe global do Alibaba; Serge Nawej, membro da família real do Congo; Paula Harraca, diretora de Futuro da Arcelor Mittal.
Presenças também como o astronauta e senador Marcos Pontes; Roberto Trajan, CEO da Metanoia, além do nadador olímpico, empresário e palestrante Gustavo Borges, que expôs sua trajetória de sucesso tendo “a atitude de alto desempenho como caminho para busca dos objetivos”.
Temáticas como a IA, Cultura Fluid e ESG
No segundo dia (17), palestras sobre as últimas tendências mundiais em vivência, aliando os seus insights com o mundo prático.
A especialista em crescimento de negócios no e commerce em um mundo em constante mudança, a chinesa ex-CEO da Alibaba, Sharon Gai, falou sobre as tendências no comércio eletrônico no mundo. Para a executiva, o cooperativismo deve estar alinhado com as principais tendências do comércio eletrônico e transpor as barreiras impostas pelo mercado mundial.
Serge Nawej, príncipe do Congo, trouxe o tema Inteligência Artificial ; Paula Harraca, ex- atleta, natural de Rosario, na Argentina, falou sobre a importância de inserir cada vez mais o desenvolvimento econômico em consonância com a sustentabilidade, o social e as pessoas rumo à construção para o futuro.
E para encerrar o WCM’23, o ator, produtor cultural, ativista cultural e palestrante Marcos Frota trouxe a magia do circo ao palco Mundo.
“Um circo é um ambiente cooperativo. Onde as pessoas se ajudam entre si. Cada um faz sua parte com o objetivo de crescimento mútuo. Não acredito em crescimento, em ser feliz, sem ter um espírito cooperativo, seja em qualquer atividade profissional”.
Megaestrutura
Além da estrutura física, com cinco palcos, o WCM’23 foi o primeiro encontro do cooperativismo a acontecer simultaneamente no mundo real e no metaverso.
Os participantes puderam interagir presencialmentetantoem um local físico e também virtual por meio de avatares no metaverso. Foram quase 10 mil pessoas nesse ambiente de metaverso.
Para 2024, o tema versará sobre a importância de inserir boas práticas, conhecimento em ESG (é uma sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português), no ambiente do cooperativismo brasileiro em seus segmentos profissionais e econômicos.
Pioneirismo
Conectar gerações em busca de um propósito maior e mais forte. Com a partir desse objetivo que a MundoCoop, em parceria com a WEX, realizou a primeira edição do CoopsParty, evento simultâneo ao WCM23. Durante dois dias de intensa programação no MinasCentro, em Belo Horizonte, o encontro buscou promover o diálogo sobre os mais diversos temas, incluindo inovação, criatividade, empreendedorismo e educação.
Divido em dois espaços, o CoopsParty promoveu a união entre diferentes perfis de especialistas e profissionais do mercado, para discutirem o papel da nova geração no futuro do mercado e claro, do cooperativismo. Na Arena do Conhecimento, o público de mais de 480 inscritos, pode conferir palestras e painéis que jogaram luz sobre recentes movimentos do mercado, sempre união a visão teórica com a prática e a experiência dos convidados e do público. No CooperAÇÃO LAB, jogos interativos receberam jovens para criarem soluções para as problemáticas apresentadas. Em uma maratona de conhecimento, os presentes ainda puderam entender mais sobre temáticas recentes, enquanto desenvolviam em grupo as atividades propostas.
Fonte: Luciana Leão, editora do EJ e correspondente da Revista Nordeste, viajou a convite do sistema OCB-PE e Sescoop – PE
e Redação MundoCoop