Na noite de segunda-feira (3/7) ocorreu, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, que foi celebrado no último sábado, dia 1º de julho. A solenidade, convocada pela Comissão Permanente do Cooperativismo, também homenageou personalidades importantes do cooperativismo capixaba com a entrega da comenda Luiz Carlos de Oliveira.
O momento foi presidido pelo deputado Allan Ferreira, presidente da Comissão Permanente do Cooperativismo. Na abertura da sessão, o parlamentar destacou a importância das cooperativas no cenário econômico estadual e salientou que o modelo societário gera oportunidades para os seus cooperados.
O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, que compôs a mesa da solenidade, discursou no plenário em nome da organização. Na oportunidade, ele agradeceu o apoio e dedicação dos deputados estaduais membros da Comissão do Cooperativismo e mencionou, também, o trabalho árduo que vem sendo feito pelo deputado federal Dr. Victor Linhalis na defesa da agenda cooperativista em Brasília.
Oliveira reforçou a força do coop capixaba. “Nosso cooperativismo aqui no Espírito Santo tem sido pujante e tem gerado trabalho e renda para os cooperados, além de dignidade, felicidade e oportunidade. Além do mais, o modelo também contribui para os cofres públicos com a arrecadação de impostos e tributos municipais, estaduais e federais. Em 2021, o modelo de negócio representou 5, 5% do PIB nominal capixaba e a expectativa e que esses números tenham sido superados”, avaliou.
Filho de Luiz Carlos de Oliveira, quem dá nome à comenda, Carlos André ainda proferiu uma fala em memória do pai, que faleceu em outubro do ano passado.
“Ontem seria o aniversário do meu pai, que, se estivesse vivo, completaria 88 anos. Foi um momento delicado para a família, mas também um momento de boas lembranças pelo homem e pelo cooperativista que foi. Dedicou sua vida a esse modelo de negócio com muito amor e muitas entregas, fico orgulhoso por ter aprendido com ele”, disse.
OS HOMENAGEADOS
De acordo com a resolução 5.287/2017 as sessões anuais em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo devem conceder a Medalha Luiz Carlos de Oliveira para 30 homenageados. Neste ano, foram homenageados dirigentes, gestores e cooperados de cooperativas capixabas, além de atores políticos que ajudam o movimento.
Dois colaboradores do Sistema OCB/ES, entidade que representa e defende os interesses do cooperativismo capixaba, também foram agraciados com a medalha. São eles o coordenador de Tecnologia da Informação, Everaldo Sather de Resende e o analista de Mercado, Alexandre Costa Ferreira.
Everaldo Sather, que há duas décadas dedica seu trabalho ao Sistema OCB/ES, expressou sua emoção com o recebimento da homenagem. “Momento ímpar. Receber esta comenda com o nome do Sr. Luiz tem um valor incalculável. Ele foi um grande amigo e um ícone cooperativista que merece ter sua história repassada para as próximas gerações”, relatou.
Alexandre Ferreira, que iniciou sua trajetória no cooperativismo ainda na universidade, onde se formou em Bacharel em Cooperativismo, relatou sua experiência no coop capixaba e a honra em receber uma medalha que leva o nome de um grande cooperativista. “A medalha, símbolo da Comenda é maravilhosa, tem o semblante do maior baluarte do cooperativismo capixaba, Sr. Luiz Carlos de Oliveira. Traduz a força, a grandeza e a imponência do coop. Muito feliz em ser reconhecido de maneira tão especial”, afirmou.
Outro homenageado da noite foi o Sr. Arno Kherkoff. O cooperativista é presidente do Sicoob Coopermais, vice-presidente do Sicoob Central Espírito Santo, e sócio-fundador da cooperativa Ciclos.
O diretor-executivo do Sistema OCB/ES reconheceu o legado e a história que a liderança tem construído. “Um dos nossos homenageados de hoje é o Sr. Arno Kherkoff, liderança respeitada e honrada que faz toda a diferença na história dessa renomada cooperativas que é o Sicoob e também na história do cooperativismo no Espírito Santo”, destacou.
COMENDA LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
A instituição da medalha “Luiz Carlos de Oliveira” foi promulgada no ano de 2017. A proposta para instituição da medalha foi de autoria do então presidente da Comissão Permanente do Cooperativismo, o ex-deputado Marcos Mansur.
O objetivo da medalha é homenagear personalidades do cooperativismo estadual, nacional ou até mesmo internacional que exerçam papel de destaque e contribuam para o fortalecimento do modelo societário.
A medalha leva o nome de Luiz Carlos de Oliveira como forma de levar adiante o seu legado de sucesso no cooperativismo. Oliveira iniciou sua trajetória profissional em 1963 como servidor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Incra, atuante no setor que fiscalizava o funcionamento das cooperativas capixabas. Ele testemunhou de perto o surgimento da então Organização das Cooperativas do Estado do Espírito Santo (Ocees), hoje OCB/ES.
Ao longo de sua carreira atuou como assessor de diversos presidentes da OCB/ES até quando, em 1992, assumiu o cargo de superintendente da instituição, função que exerceu até o ano de 2004. Com muito amor ao modelo de negócio, Luiz Carlos de Oliveira realizou vários feitos para o cooperativismo capixaba e acompanhou e contribuiu com a evolução do movimento no estado.
Luiz Carlos de Oliveira faleceu em outubro do ano passado. Na última solenidade de entrega da comenda que participou, em junho do mesmo ano, o ex-superintendente do da OCB/ES, afirmou que se sentia muito privilegiado por dar nome a comenda e reforçou seu desejo: “espero que a medalha seja um incentivo para que mais e mais pessoas abracem a luta cooperativista”.
Confira a lista de todos os homenageados:
- Fabiano Pimentel
- José Izidoro Rodrigues
- Celso Luiz Costa
- Joel Rangel Pinto Júnior
- Rurdiney da Silva
- Roberta Cristina Bispo de Carvalho
- Fábio Antônio Novaes
- Ederson Jacob
- Arno Kerckhoff
- Mário Milton Soares
- Queila Gomes Zorzaneli
- Mauro Veiga Junior
- Loreda Venturim
- Darli José Schaefer
- Selene Hammer Tesch
- Alecsandro Cassassi
- Carlos Augusto Pandolfi
- Onivaldo Lorenzoni
- Marcelino Belardt
- Rodrigo Xavier Louzada
- Marcelo Nascimento
- Dimarcos Bertholini do Rosário
- Orly Campos
- Alexandre Costa Ferreira
- Everaldo Sather de Rezende
- Victor Garozi Linhalis
- Gilson Daniel Batista
- Tales Pena Machado
- Davi Diniz de Carvalho
- Tárlin de Souza Amorim
Clique aqui para acessar todas as fotos da solenidade.
Fonte: Sistema OCB/ES