Com a proposta de comunicar as boas práticas desenvolvidas pelo Sistema Ocergs, o Comitê de GPTW promoveu em outubro, em conjunto com a área de Marketing e Comunicação, uma dinâmica de cocriação para o avatar que passa a representar a instituição em suas ações de endomarketing e comunicação interna. Eliza Coop é uma homenagem à Eliza Brierley, a primeira mulher a ingressar em uma cooperativa, em 1846, na Cooperativa dos Pioneiros de Rochdale, na Inglaterra.
A criação de Eliza está alinhada com a ação de comunicação que trouxe uma série de vídeos internos com a participação de colaboradores do Sistema Ocergs. A estratégia de comunicação apresentou as ações desenvolvidas pelos funcionários que estão alinhadas com as nove práticas do Great Place to Work (GPTW): Inspirar, Falar, Ouvir, Agradecer, Desenvolver, Cuidar, Contratar, Celebrar e Compartilhar.
Processo criativo da personagem
A consolidação de Eliza passou por um processo de pesquisa junto aos colaboradores, que opinaram sobre detalhes visuais e personalidade. “A ideia era após o vídeo do relato de cada membro do Comitê de GPTW sobre uma prática, os colegas ajudariam a contar a história dela, decidiriam como a nossa personagem sentiria, veria e reagiria a essa mesma prática se fosse ela no seu dia a dia de trabalho. Assim teríamos as percepções da Eliza contadas pelos nossos colegas”, explica a analista de design gráfico do Sistema Ocergs, Ana Machado, que desenhou a criação da persona.
Eliza passa a ter um tom de voz próprio e irá interagir com o público interno no chat, em vídeos e outras ações de comunicação interna e endomarketing. Após a pesquisa, a maioria das respostas sinalizaram que a personalidade de Eliza deveria ser de uma analista, focada em eficiência, inovação e soluções, com criatividade e preocupação com os outros.
Fonte: Sistema Ocergs