O Sistema OCB/GO é uma das entidades que assinaram um pacto com o compromisso de zerar o desmatamento ilegal em Goiás, até 2030. A iniciativa partiu do governo estadual e a solenidade de assinatura do Pacto pelo Desmatamento Ilegal Zero foi realizada na tarde desta terça-feira (5), no Palácio das Esmeraldas, com participação do presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira e do governador Ronaldo Caiado.
Os setores da economia que assinaram o pacto assumem o compromisso de não realizar desmatamento ilegal, respeitar as leis do meio ambiente, preservar Áreas de Preservação Permanente (APPs) e reservas legais, e investir em técnicas agrícolas sustentáveis.
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, afirma que a medida tem todo o apoio do cooperativismo porque está em consonância com o que o setor acredita e pratica. “Ano passado mesmo a nossa campanha do Dia de Cooperar foi toda voltada para ações de preservação do meio ambiente”, aponta. “A nossa atual gestão, inclusive, tem focado em ações de apoio para as cooperativas de reciclagem, no sentido de fortalecer a sua gestão, a profissionalização”, completa.
Metas
A meta é a de reduzir o desmatamento ilegal em 10% até o fim de 2024, em 25% até o fim de 2025, em 40% ao término de 2026, em 55% ao término de 2027, em 70% até dezembro de 2028, em 85% ao fim de 2029 e 100% em 2030, alcançando a marca de zerar essa prática ilegal.
“É um momento histórico, porque teremos setores diversos da economia engajados no cumprimento das metas do pacto. Não serão apenas entes do poder público”, afirma a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis.
“Trata-se de uma meta ousada, que hoje só é possível alcançar por causa do que fizemos nos últimos quatro anos e meio. Lançamos o Siga, uma infraestrutura de dados geoespaciais que deu impulso à fiscalização, e investimos em tecnologia. Estamos prontos para o próximo passo”, completa a secretária.
Fonte: Sistema OCB/GO