A cooperativa de energia compartilhada COGECOM, marca fundadora do setor no Brasil, acaba de divulgar os seus números do primeiro trimestre de 2023 com um crescimento de 75% da sua energia total comercializada sobre o ano anterior. Em 2022 a marca atingiu 200 milhões de kWh/mês comercializados em sua existência – a empresa nasceu em 2017. Somente no primeiro trimestre desse ano, o acumulado chegou a 350 milhões.
A marca atingiu 130% de crescimento no primeiro semestre de 2022, encerrando o ano passado com 20.000 unidades consumidoras. Agora, no primeiro trimestre de 2023, esse número saltou para 30.000 UCs. A proposta da marca é chegar em 600 milhões de kWh/mês comercializados e 60.000 unidades consumidoras até o final desse ano, o que caracteriza triplicar sua carteira de clientes.
Para o Presidente da COGECOM, o mercado de energia compartilhada representa, hoje, uma solução única para os consumidores de baixa tensão. “Nossa marca coopera e distribui energia para os chamados clientes convencionais, de baixa tensão, que ainda não tem acesso aos mercados abertos. Esse crescimento exponencial se justifica por dois motivos diretos: o preço da energia aumentando e os projetos de geração em crescimento no país” comenta Roberto Corrêa.
Todo crescimento projetado está localizado tanto na contratação de suas fontes de entrada, como na sua participação de mercado. Atualmente, a COGECOM está presente em 8 estados (PR/SC/RS/MG/GO/MS/MT/SP), com demanda para forte ampliação no decorrer do ano.
Corrêa acrescenta que até o final desse ano a COGECOM deve ter 150 MW de potência injetável no mercado, o que vai representar algo em torno de 600 MW de potência instalada. Os números alcançados no primeiro semestre desse ano são essenciais para a marca atingir a meta de 800% de crescimento para os próximos cinco anos, estabelecidos no início de 2022 quando completou cinco anos da sua fundação.
Fonte: Imprensa Cogecom