Antes, falar sobre dados era um assunto restrito a profissionais das tecnologias da informação, estatísticos e economistas. No entanto, com a consolidação da era digital, a gestão estratégica baseada em dados tem ganhado cada vez mais espaço dentro das organizações e, assim, se tornado uma ferramenta imprescindível para o planejamento estratégico de empresas.
Isso porque, para solucionar desafios e atingir metas é necessário mapear a realidade e identificar pontos fortes e fracos. Dessa forma, agrupar os principais indicadores otimiza a análise e ajuda na tomada de decisões assertivas com foco em resultados promissores.
Pensando nessa nova tendência do mercado, o Sistema OCB/ES lançou, recentemente, o Painel do Cooperativismo Capixaba, um dashboard de gráficos feito pela plataforma Power BI que contém os principais dados presentes nas últimas três edições do Anuário do Cooperativismo Capixaba.
O material está repartido por dados gerais e números referentes a cada um dos sete ramos do cooperativismo. Dessa forma, é possível identificar de forma facilitada e dinâmica o impacto gerado pelo coop no estado, como número de cooperados, recolhimento de tributos e participação ativa no PIB nominal capixaba.
O último Anuário do Cooperativismo Capixaba foi lançado no segundo semestre de 2022. A publicação é feita por meio da compilação de dados e produção de matérias jornalísticas que indicam os principais avanços e contam histórias inspiradoras do cooperativismo no Espírito Santo.
Esse documento é de extrema relevância, uma vez que atribui credibilidade ao coop e pode ser usado para visualizar a evolução do modelo societário ano após ano, além de auxiliar no fortalecimento e na defesa desse movimento em diversas esferas institucionais.
Nesse sentido, o painel do coop capixaba é uma fração do anuário, mas que, pelo recorte, facilita e dinamiza o acesso aos dados. O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, mostrou admiração e orgulho com o painel de indicadores.
“Fiquei muito entusiasmado vendo esse dashboard, uma ferramenta muito inovadora construída pelo nosso time. Tenho certeza de que trará bons frutos e mostrará o impacto do cooperativismo para a população capixaba”, destacou.
Fonte: Conexão Safra