“Fizemos muitas conexões e vislumbramos a possibilidade de parcerias de empresas de tecnologia da China com as cooperativas goianas, para melhorar nossa produtividade e competitividade”, afirma o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, sobre balanço da missão comercial goiana ao País asiático. Representando o cooperativismo goiano, Luís Alberto acompanhou a comitiva liderada pelo governador Ronaldo Caiado.
O presidente do Sistema OCB/GO prevê muitas possibilidades de parcerias. “Vamos preparar pequenas cooperativas e capacitá-las para exportarem ao mercado chinês, principalmente as ligadas à produção de frutas, mel e própolis”, afirmou Luís Alberto. Durante o período de 14 dias, encerrado nesta terça-feira (14/11), a comitiva goiana esteve em seis cidades na China, incluindo a capital Pequim. Nelas, realizou cerca de 16 visitas e reuniões com representantes do governo, empresários e universidades chinesas.
Na visita à Weichai, uma empresa que fabrica tratores, equipamentos agrícolas e motores, o presidente Luís Alberto Pereira destacou que a instalação de uma fábrica da corporação em Goiás será muito importante para as cooperativas do agronegócio. “A empresa produz tratores menores e mais baratos, o que seria uma solução importante para produtores e cooperados da agricultura familiar”, disse.
Bons exemplos
Na viagem, foi oficializado o processo de instalação de pelo menos duas grandes empresas no Estado, além de parcerias com os chineses nas áreas da mineração, educação, pesquisa e cultura. “Vimos na China bons exemplos para o nosso modelo de negócio. O cooperativismo goiano precisa investir mais em educação, pesquisa e tecnologia para avançar”, enfatizou Luís Alberto.
Na capital chinesa, em uma visita à TusPark, rede global de incubação ligada à Universidade de Tsinghua, os empresários goianos apresentaram suas empresas e negócios. Na oportunidade, o presidente do Sistema OCB/GO esteve acompanhado de prefeitos do interior do Estado.
O prefeito de Itumbiara, Dione José de Araújo, que esteve na comitiva, agradeceu a participação do cooperativismo nas iniciativas que promovem o desenvolvimento das cidades goianas. Itumbiara receberá a instalação da Chint, empresa fornecedora de sistemas de energia solar e soluções em energia inteligente, o que pode trazer benefício às cooperativas, com a redução de custos, analisa Luís Alberto.
A prefeita de Porangatu, Vanusa Valadares, que também participou da missão, destacou a importância do cooperativismo no município. “Porangatu tem muito a crescer com o apoio do cooperativismo. Já temos pequemos produtores se organizando em cooperativas e a presença das coops de crédito na cidade. Acredito que nossa região vai se transformar por meio da união de forças dos setores político com o produtivo”, declarou Vanusa.
Fonte: Sistema OCB/GO