Viva à comunicação cooperativa! Nos dias 5 e 6 de março, cerca de 150 pessoas estiveram reunidas no “Encontro de Comunicadores do Cooperativismo Paulista 2024”. Foram dois dias de imersão em estratégias de Marketing e Comunicação, com aprendizados, troca de conhecimentos, oportunidades de networking e debates para proporcionar aos participantes ferramentas atualizadas para uma comunicação mais eficaz nos negócios cooperativos, promovendo o cooperativismo para diferentes públicos e gerações na era digital. E a MundoCoop, grande apoiadora do cooperativismo, esteve presente!
No primeiro dia, 5, o evento contou com abertura do presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande. “Precisamos nos comunicar mais e cada vez melhor. Vocês, comunicadores, têm um papel muito importante de inclusão social e justiça social ao nos ajudar a divulgar este movimento que transforma não só a vida do cooperado, mas de toda a comunidade. Nos ajudem a ‘engrossar esse caldo’ e a contar essa bela história”, salientou o presidente Del Grande.
“O mundo mudou logo na minha vez”
A palestra “O Poder do Cooperativismo e a Comunicação”, apresentada pelo prof. Dado Schneider, destacou com bom humor a necessidade do cooperativismo sair do modo “intramuros” para se conectar com os diversos públicos na sociedade, o processo de integração entre gerações e como se adaptar no mundo digital em constante transformação.
Também houve dois grandes lançamentos: A campanha “Prefira as Cooperativas”, que vem como reforço estadual na disseminação do cooperativismo para a sociedade, ressaltando o diferencial das cooperativas nos mais diversos segmentos no mercado e conscientizando a população a escolher seus produtos e serviços no dia a dia; e o “Prêmio OCESP de Jornalismo”, que trará reconhecimento e visibilidade às principais reportagens sobre cooperativismo na imprensa paulista e na mídia cooperativa do nosso estado.
Marketing Digital
Nesta quarta-feira, 6, o encontro começou com a palestra ‘Marketing Digital’, ministrada pelo prof. Williams Cuccovia, que apresentou que o Marketing Digital é pura técnica e vai muito além do “branding” e “trends” nas redes sociais.
Cuccovia trouxe um panorama robusto e dinâmico de técnicas necessárias para melhor aproveitamento das mídias off e on-line; posicionamento e fortalecimento da marca; além de estratégias para fidelização de clientes e relacionamento com público-alvo.
Integração
Também foram abordados os canais de comunicação do Sistema Ocesp disponíveis às cooperativas. Destaque para a apresentação da nova ferramenta virtual NotíciasCoop, que promove mais autonomia para as cooperativas na divulgação de seus releases e notícias no portal do Sistema Ocesp.
“Encontro incrível e organização impecável. Foi um momento de muito aprendizado e criação de novos relacionamentos”, afirmou a estagiária de Comunicação e Marketing do Sicoob 4474, Gabriela Souza.
A assessora de imprensa da Unimed Bauru, Rose Araujo, também falou dos conhecimentos proporcionados pelo encontro. “Muito bom estar aqui reunida com vocês nesse encontro. É uma oportunidade incrível para trocas e aprendizados”.
O evento contou ainda com a participação de gestores e técnicos do Sistema Ocesp e com a cobertura oficial da Revista MundoCoop, um dos principais veículos de comunicação do movimento cooperativista no País.
Fonte: Ocesp