O Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) chegou ao último dia da sua 7ª edição nesta quarta-feira (20). Foram três dias de apresentações de 67 trabalhos de pesquisa sobre o cooperativismo. Os artigos científicos do evento serão encaminhados à Revista de Gestão e Organizações Cooperativas (RGC) que irá convidar os autores para um processo de fast track e os autores convidados participarão de uma edição especial da revista para o EBPC.
Em uma enquete realizada durante o evento, de acordo com os congressistas, os desafios do cooperativismo que merecem maior atenção da comunidade de pesquisa brasileira são, em ordem de prioridade, a governança e preservação da identidade cooperativista (30%); a diversidade, equidade e inclusão (26%); a sustentabilidade e a economia circular (19%); a inovação e a transformação digital das cooperativas (17%); e o desenvolvimento do negócio e internacionalização das cooperativas (17%).
O evento premiou os melhores trabalhos em cada um dos eixos temáticos e, ainda, o melhor relato de experiência. Karla Oliveira, gerente geral do Sescoop foi convidada para realizar a entrega dos prêmios no encerramento do evento. Para ela, o EBPC destaca a relevância das pesquisas que podem impulsionar o cooperativismo no Brasil. “A diversidade de temas abordados nas pesquisas reflete a abrangência e o impacto do cooperativismo em diversas áreas da sociedade. As pesquisas desempenham um papel fundamental ao fornecer conhecimentos valiosos para o contínuo crescimento e desenvolvimento das cooperativas brasileiras”, declarou.
Na categoria Contabilidade, Finanças e Desempenho, o prêmio foi para a temática Más Incorporações e o Mercado de Controle para Cooperativas de Crédito, de Bruno José Canassa, Davi de Moura Costa e Carlos Bonacim. Em Educação, Inovação e Diversidade, o título do trabalho premiado foi Satisfação do cooperativismo: percepções quanto ao respeito e a sexualidade, dos autores Ricardo Alberti e Vitor Kochhann Reisdorfer. A categoria Governança e Gestão premiou o trabalho Disclosure das Práticas de Sustentabilidade e o Desempenho Financeiro das Cooperativas de Crédito, de Bruno de Medeiros Teixeira, Luis Felipe Orsatto, Caroline Orth e Clea Beatriz Macagnan.
O prêmio na categoria Identidades Cooperativas e Direito Cooperativo foi para o trabalho Práticas de Compliance Relativas aos Cooperados em Sociedades Cooperativas, dos autores Tiago Fernandes Gomes e Vilmar Rodrigues Moura. Já na categoria Impactos e Contribuições Econômicas, Sociais e Ambientais, o trabalho com melhor desempenho foi Cooperativismo e seu papel na promoção de sistemas alimentares sustentáveis em países de língua portuguesa, de Alair Ferreira de Freitas. Para o melhor Relato de Experiência, o prêmio foi para Relato de Experiência na Veiling Holambra: A Mais Completa e Moderna Cooperativa de Flores e Plantas do Brasil, de Flávia Zancan e Davi R. de Moura Costa.
Os trabalhos mostraram a riqueza e a diversidade dos temas abordados e ressaltaram a importância do cooperativismo em todas as áreas. As pesquisas refletem o compromisso com a inovação e o papel fundamental das cooperativas na construção de um futuro mais sustentável, inclusivo e diversificado.
Fonte: Sistema OCB