Celebrando o papel das cooperativas na sociedade brasileira, o Dia de Cooperar 2023 reuniu milhares de cooperados e voluntários para atividades recreativas e muita prestação de serviço. Reunindo diversas cooperativas da região Norte, o primeiro sábado de julho trouxe momentos de reflexão e diversão para quem esteve presente. Nas principais cidades do Pará, diversas atividades foram realizadas, impactando toda a comunidade onde as cooperativas estão presentes.
Em Castanhal, a Praça do Estrela foi palco principal do protagonismo cooperativista para celebrar o Dia de Cooperar com apresentações educativas, ações de cidadania, social e lazer. Em prol da cooperação, bem-estar e solidariedade, o evento foi promovido pelas cooperativas Sicredi Norte, Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC), COOPASMIG, SICOOB COOESA, Unimed Belém e Uniodonto Belém, também contou com o apoio do Sistema OCB/PA, Prefeitura de Castanhal, Instituto Embelleze, Polícia Civil do Estado do Pará, SEBRAE e Dr. Yago Charpinel. O primeiro dia de ação foi realizado durante a tarde. A programação levou atendimentos para fortalecer a autoestima de homens e mulheres da comunidade com cortes de cabelo e designer de sobrancelhas realizados pelos voluntários do Instituto Embelleze.
Enquanto ocorria as ações de beleza, uma das principais mobilizadoras do Dia de Cooperar Castanhal, desde 2020, a CEAC realizou uma programação especial para mostrar à comunidade como o cooperativismo está transformando o futuro das crianças matriculadas nas unidades da instituição. Os alunos realizaram uma exposição baseada nas artes do artista brasileiro Romero Britto. Além disso, foram apresentadas poesias, paródias com destaque para apresentação da música tema do Dia C Castanhal em libras.
“O Dia de Cooperar é o maior movimento de voluntariado cooperativista no Brasil, exercendo o sétimo princípio do cooperativismo que é o interesse pela comunidade com incentivo as boas práticas de saúde e bem estar, e o principal, levando cidadania para a comunidade. Castanhal vivenciou o cooperativismo dá forma mais genuína e mobilizou uma multidão em prol do voluntariado e da solidariedade”, frisou o Presidente do Sistema OCB/PA Ernandes Raiol.
No município de Santarém, as cooperativas comemoram 10 anos de Dia C, celebrando o impacto alcançado até aqui. Na 10° edição do Dia C em Santarém, as cooperativas celebraram no dia 1° de julho os avanços obtidos pelos últimos anos da melhor forma possível: cooperando. Foram realizadas ações de cidadania, saúde, estética, cultura, atividades recreativas e finalizou com a 1ª Corrida e Caminhada edição Santarém. A iniciativa é das cooperativas locais SICREDI Grandes Rios MT/PA/AM, UNIMED Oeste do Pará, CCAMPO, COOMAPLAS, COOPAFS, TURIARTE, COOPSÓSTENES, COOPERATALAIA, CATARINA HUBER, COOPRESAN e COOPADCON com apoio do Sistema OCB/PA, do projeto MÃOS VOLUNTÁRIAS e da ULBRA.
Durante todo o dia, a cooperação tomou conta da Pérola do Tapajós. Com uma manhã voltada para a cidadania no Colégio Batista (Coopsóstenes), os santarenos tiverem a oportunidade de emitir RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, 2ª via da Certidão de Nascimento e de Óbito, Passe Livre do Idoso, Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e Cadúnico. Vacinas como a bivalente do COVID, da influenza H1N1, Hepatite B e a antitetânica também foram disponibilizadas à população. Houve também ações de estética (corte de cabelo, designer de sobrancelhas, massoterapia, manicure e pedicure, maquiagem) e atividades recreativas com jogos pedagógicos, pintura facial e papel para as crianças.
“Santarém foi o berço do Dia de Cooperar no Estado, foi um modelo que deu certo e se replicou em vários outros municípios. É muito gratificante estar comemorando a 10ª edição e mostrando o quanto o cooperativismo pode ser uma solução para um mundo melhor”, disse o Presidente do Superintendente do OCB/PA, Júnior Serra.
Durante o período da tarde, a preparação foi voltada para a 1ª Corrida e Caminhada da Cooperação edição Santarém. Com a simples doação de 2 quilos de alimentos feita por cada participante, as cooperativas arrecadaram 2 toneladas de alimentos não perecíveis. Todos os donativos foram entregues na tarde de sábado para três instituições sociais do município.
Já em Juriti, o Dia C impactou mais de 500 pessoas. Durante o evento foram oferecidos serviços de ação social como vacinação, emissão de documentos e aferição de pressão arterial. Para o lazer e bem-estar, voluntários da área da beleza realizaram corte de cabelo, além disso, atividades recreativas e apresentações culturais animaram os participantes de todas as idades. Trabalhando a conscientização e preservação ambiental, durante toda a ação mudas de espécies florestais e frutíferas foram doadas a comunidade participante.
Fonte: Pará Cooperativo