Na região Sul, as comemorações do Dia C mobilizaram as principais cooperativas da região, em ações e iniciativas que mobilizaram centenas de voluntários. Além da tradicional oferta de serviços à comunidade, cooperativas se juntaram para projetos de desenvolvimento social, educação financeira, arrecadação de donativos e outros.
Confira alguns dos destaques:
Paraná
A união de sete cooperativas – Sicredi Dexis, Integrada, Sisprime, Cocamar, Unicred, Sicoob Ouro Verde e Cresol -, na ação Pedágio Solidário, resultou na arrecadação de 3,5 toneladas de alimentos que irão para a mesa de centenas de famílias em vulnerabilidade social. A ação, em comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo (Dia C) se encerrou no último sábado, 1 de julho, com a entrega de todos os mantimentos arrecadados no pedágio solidário realizado em supermercados de Londrina e região, ao Mesa Brasil, programa do Sesc com atuação nacional, mas que em Londrina e outros sete municípios da região atende a 90 entidades.
A Cerimônia de entrega foi coroado com a apresentação musical de Débora Saturno, regida pela maestrina Viviane Steiner, do Instituto União para a Vitória, com o qual a Sicredi Dexis mantém parceria há vários anos. Este é o segundo ano que a ação do Dia C reúne as cooperativas, com doação ao Mesa Brasil. “É uma parceria muito importante e queremos que se repita por muitos anos”, comentou a assistente da gerência do Sesc, Yuka Toyama. Segundo ela, o programa atende a 18 mil pessoas, sendo que 3,5 mil são entregas de alimentos direto a famílias – as demais são atendidas pelas entidades cadastradas no programa.
“Nossa ação significa o cooperativismo, a intercooperação. Durante três sábados seguidos os colaboradores das cooperativas deixaram seus familiares e todos os seus afazeres para estarem contribuindo com uma causa tão importante. Nós, da Sicredi Dexis, tivemos o prazer de participar com mais de 50 colaboradores. Foi uma ação muito bonita”, comentou a gerente da agência Tiradentes da Sicredi Dexis, Suelen Lopes.
Em Maringá, cerca de 300 voluntários de oito cooperativas participaram na manhã de sábado (01/07), na Associação Cocamar, das atividades do Dia de Cooperar, onde produziram 10 mil fraldas geriátricas para distribuição a 14 entidades de assistência a famílias vulneráveis cadastradas pelo programa Mesa Brasil. Inicialmente, a previsão era que 150 voluntários de seis cooperativas estariam envolvidos. Houve também arrecadação de itens de higiene pessoal, como lenços umedecidos e sabonetes. Representando a Cocamar, Unimed, Sicredi, Sicoob, Uniodonto, Unicampo, Coopsoli e Pluricoop, o grupo deu conta do recado em poucas horas, trabalhando em série, em meio a muita animação. “Ficamos muito felizes e agradecidos com o envolvimento de tanta gente”, frisou o presidente executivo da Cocamar, Divanir Higino, lembrando que a realização é uma tradição. “O Dia C mobiliza cooperativas no Brasil inteiro”, enfatizou, mencionando ainda que nas mais de 120 unidades da Cocamar estavam acontecendo, em paralelo, ações como arrecadação de alimentos, doação de sangue e outras. Todos os superintendentes da Cocamar, além de vários gerentes, engajaram-se na realização.
Em Tropeiro, Curitiba, o tempo ensolarado e a temperatura agradável ajudaram a tornar mais bonita e movimentada a celebração do Dia C no Parque dos Tropeiros, no bairro CIC (Cidade Industrial de Curitiba), escolhido pela segunda vez pelo Sistema Ocepar, cooperativas e entidades parceiras, para realizar o evento na capital paranaense. A primeira foi em 2018. Nesta edição, mais de cinco mil pessoas visitaram o local. Na oportunidade, a comunidade pode desfrutar de uma programação variada, que incluiu prestação de serviços nas áreas de saúde, educação, trabalho, justiça, além atividades culturais, lazer e muita solidariedade. “É uma alegria muito grande estar aqui hoje comemorando o 101º Dia Internacional do Cooperativismo e o Dia de Cooperar. Nós estamos no Brasil todo com esse movimento e, no Paraná, a data está sendo celebrada em todas as regiões. Hoje, a diretoria da Ocepar está reunida de forma descentralizada, cada diretor participando em sua região. É um movimento muito importante. Não é por acaso que escolhemos o Parque dos Tropeiros para realizar o nosso evento. Aqui tem um sinal de cooperativismo. Nós já tínhamos realizado o Dia C numa área mais central de Curitiba, e, após alguns anos, entendemos que temos que ir para as comunidades, onde existe uma maior necessidade de cooperação. Nós queremos plantar uma sementinha da cooperação aqui e torcemos muito para que surjam cooperativas fortes que ajudem a organizar a comunidade”, disse o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, ao abrir as atividades do Dia C na capital paranaense.
Rio Grande do Sul
Mais de 150 voluntários percorreram as principais ruas dos bairros Teutônia, Languiru, Canabarro, Centro Administrativo, Alesgut e Boa Vista, batendo na porta das casas e orientando mais de cinco mil moradores quanto à correta separação e destinação de resíduos, também estimulando a doação de sangue e alertando quanto aos cuidados necessários para evitar a dengue. Estiveram envolvidas as cooperativas Sicredi, Sicoob, Cresol, Certel, Languiru, Cooperagri, Unimed, Comatra e Cooperativa Regional de Catadores dos Vales do Taquari e Rio Pardo (CRC), bem como integrantes do Projeto LK Sustentável, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leopoldo Klepker e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.
Com o objetivo de mobilizar a comunidade de Ijuí e região para ações de sustentabilidade, o Dia C contemplou a temática “CooperAÇÃO Sustentável”. As atividades ocorrem no Parque da Pedreira, em Ijuí, das 14h às 17h, com programação para toda a família. Cinco cooperativas estão unidas para organizar o evento e levar ao público diversas atividades – Ceriluz, Cotripal, Sicredi das Culturas RS/MG, Unicred Horizontes e Unimed Noroeste/RS.
No Sistema Ocergs, o Dia C 2023 teve início com o Programa Doador Fiel. O Programa Doador Fiel fomenta a doação de sangue na sociedade gaúcha há 10 anos. Após aderir à iniciativa neste ano, o Sistema Ocergs está estimulando o ato para os seus colaboradores e cooperativas registradas na entidade. “O programa tem como foco a valorização das pessoas como força motriz para o desenvolvimento do cooperativismo no Rio Grande do Sul, portanto, é uma iniciativa prioritária para o Sistema Ocergs”, avaliou o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.
Fonte: Sistema Ocergs/Ocepar