Onde há cooperação, há histórias transformadoras. Seguindo esse lema, as cooperativas brasileiras celebram anualmente o Dia de Cooperar (Dia C), desenvolvendo ações voluntárias que pretendem promover o bem-estar das pessoas que vivem nas comunidades onde estão inseridas.
Das 159 iniciativas desenvolvidas pelas cooperativas capixabas em 2022, seis foram vinculadas ao décimo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O ODS, que tem como nome Redução da Desigualdades, tem como objetivo minimizar as desigualdades dentro dos países e entre eles.
De acordo com informações do Mapa da Riqueza publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em fevereiro deste ano, a pandemia afetou ainda mais o cenário de desigualdade social na população brasileira. Isso tem impactado a qualidade de vida dos brasileiros, pois somente uma minoria possui acesso pleno a serviços essenciais como saúde, educação, cultura e saneamento básico.
Por isso, o movimento cooperativista tem empreendido esforços em iniciativas voluntárias nas comunidades em que atuam. A seguir, conheça três ações de cooperativas capixabas que ajudaram a promover a dignidade e a justiça social.
PROJETO DOANDO AMOR
Pensando no ODS Redução das Desigualdades, a Cafesul auxiliou, no último ano, um projeto já existente, o Doando Amor. A iniciativa voluntária teve como objetivo contribuir com o projeto social, que atende famílias carentes do município de Muqui, no Sul do Espírito Santo.
Para auxiliar os voluntários do projeto, a cooperativa doou um fogão industrial para a confecção de refeições destinadas a crianças e famílias carentes. Além disso, também foram doados legumes, frutas e verduras.
Diretamente, 100 pessoas foram beneficiadas pela iniciativa, que contou com a participação de 10 voluntários. A participação da coop no projeto social mostrou mais uma vez que atitudes simples são capazes de mover o mundo.
PROJETO CORRENTE DE ESPERANÇA
Em 2022, as cooperativas Coopcam, Cooabriel, Coopesg e Sicoob realizaram uma ação de intercooperação no projeto voluntário Corrente de Esperança. Entre as atividades oferecidas pelo projeto, houve aulas de violão, bordado, pintura, ginástica, informática e futsal.
Para promover ainda mais o esporte, as coops desenvolveram uma iniciativa de apoio custeando as inscrições e o transporte para que as turmas de futsal pudessem participar de jogos. Os alunos beneficiados conquistaram o segundo lugar em duas competições no Espírito Santo.
Além disso, foram distribuídos alimentos e bebidas, como cachorro-quente, refrigerante, pipoca, algodão-doce e picolé, e oferecidas diversas atividades de recreação. Também houve aferição de pressão e teste de glicose realizados por uma equipe especializada da Unimed.
Ao todo, 110 pessoas foram beneficiadas diretamente e 300 indiretamente, considerando as famílias das crianças assistidas pelo projeto. Participaram das ações cerca de 70 voluntários.
ARRECADAÇÃO DE FRALDAS
Pensando em promover uma sociedade mais solidária e consciente, a cooperativa educacional Coopem realizou, no ano passado, uma campanha de arrecadação de fraldas descartáveis. A ação voluntária foi realizada juntamente com a instituição religiosa Roupeiro Santa Rita.
Juntos, os voluntários realizaram a montagem de enxovais destinados a bebês em situação de vulnerabilidade social. As doações foram distribuídas entre famílias carentes de Muqui e de cidades vizinhas.
Na oportunidade, mais de 300 enxovais foram doados, totalizando 300 crianças beneficiadas. Participaram da iniciativa 24 voluntários.
SÉRIE SOBRE OS ODS
O Sistema OCB/ES está publicando notícias sobre os principais ODS contemplados pelas cooperativas capixabas em 2022, dando visibilidade às ações vinculadas à campanha Dia de Cooperar. O décimo ODS, abordado neste texto, foi a quarta publicação sobre o tema.
A primeira notícia da série mostrou como as coops contribuíram com a erradicação da pobreza, por meio de ações alinhadas ao primeiro ODS. Acesse e leia.
Já segunda publicação trouxe exemplos de iniciativas vinculadas ao segundo ODS, o da Fome Zero e Agricultura Sustentável. Acesse e leia.
Por fim, o terceiro texto da série destacou cases de cooperativas capixabas que contribuem com a saúde e bem-estar das comunidades, com ações alinhadas ao terceiro ODS. Acesse e leia.
Fonte: Sistema OCB/ES