Atitudes simples são capazes de mover o mundo! Sob essa perspectiva, as cooperativas brasileiras comemoram anualmente o Dia de Cooperar (Dia C), realizando ações de responsabilidade social que visam desenvolver uma sociedade mais justa e igualitária. Em 2022, cooperativas de todo o país e executaram mais de 4,7 mil iniciativas, pelas mãos de mais de 99 mil voluntários, beneficiando aproximadamente 2,2 milhões de pessoas.
Esses números mostram que o cooperativismo é um modelo de negócio que se preocupa de verdade com as pessoas. Seguindo essa linha, desde 2016 as ações do Dia C estão conectadas a um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, de forma a assegurar os direitos humanos e proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos.
No Espírito Santo, o terceiro ODS, o da Saúde e Bem-Estar, foi um dos principais contemplados. Das 159 ações desenvolvidas pelas cooperativas do estado, que beneficiaram mais de 44 mil pessoas foram diretamente, 53 (33,3%) tiveram como finalidade prioritária promover a saúde e o bem-estar das pessoas.
Segundo a ONU, o Brasil é considerado um dos cinco países mais desiguais do mundo. Essa desigualdade reflete diretamente na qualidade de vida da população brasileira, onde apenas uma pequena parcela possui acesso à saúde, educação, cultura e saneamento básico.
Seguindo essa lógica, destaca-se a importância da realização de iniciativas beneficentes que promovam mudanças na sociedade, auxiliando o processo de transformação do mundo em um lugar melhor para viver. A seguir, conheça algumas iniciativas de cooperativas capixabas que geraram impactos positivos para diferentes comunidades.
COOPESG: UNIDOS PARA AQUECER
Pensando em promover uma sociedade mais solidária e consciente, a cooperativa educacional Coopesg realizou, em 2022, uma campanha do agasalho com o tema “Unidos para Aquecer”. A coop funciona em São Gabriel da Palha, atendendo alunos do ensino infantil ao fundamental.
A campanha foi criada para arrecadar agasalhos, roupas e cobertores. Posteriormente, os itens foram doados para entidades assistenciais e famílias em situação de vulnerabilidade, ajudando pessoas que necessitavam do auxílio.
A ação foi realizada no período de 6 de maio a 10 de junho do último ano. Foram arrecadadas 641 peças de roupa. Todas foram destinadas a comunidades carentes de São Gabriel da Palha, município de atuação da cooperativa.
Diretamente, 100 pessoas foram beneficiadas pela iniciativa, que contou com a participação de 50 voluntários. A ação mostrou que gestos simples de solidariedade podem ajudar e fazer a diferença na vida de muitas pessoas da comunidade.
SICOOB SUL: SUPLEMENTO ALIMENTAR PARA PORTADORES DE CÂNCER
No último ano, a cooperativa de crédito Sicoob Sul realizou uma ação de arrecadação de suplementos alimentares para ajudar a compor a dieta de portadores de câncer em tratamento. A inciativa contou com o envolvimento de 100 voluntários.
O objetivo inicial era arrecadar 3 mil latas de suplemento. No entanto, a meta foi superada, totalizando cerca de 4 mil latas arrecadadas, que foram doadas à Casa de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim (GAPCCI). Diretamente, foram beneficiadas 1 mil pessoas.
As doações ajudaram a entidade beneficiada a manter suas atividades, beneficiando pessoas que precisavam de apoio para manter uma vida mais digna e cidadã por meio da nutrição adequada.
UNIMED VITÓRIA: TURMA DO DR. UNIMED
Com a intenção de promover a saúde de uma maneira diferenciada, levando cultura e sorrisos para crianças e seus familiares, a Unimed Vitória também desenvolveu iniciativas em prol do Dia C.
No ano passado, a Turma do Dr. Unimed esteve na Serra para realizar uma ação especial. Em novembro, a turma desembarcou no bairro São Geraldo, onde foi lançada mais uma edição da campanha “Esporte do bem”. Foram realizadas matrículas de 500 novos alunos para o esporte, visando promover o desenvolvimento infantil na área.
A segunda ação da Turma ocorreu dia 3 de dezembro, em comemoração aos dez anos do Instituto Unimed. A iniciativa foi voltada para as crianças moradoras do bairro Itararé, em Vitória. A cerimônia recebeu o nome de “Flashback” e contou com diversas atrações e espetáculos musicais. Ao todo, participaram 20 voluntários, e 500 crianças foram contempladas.
Também durante o mês de dezembro, foi promovida uma terceira ação da Turma do Dr. Unimed, novamente na capital do estado. Ao longo dos últimos dez anos, o Instituto Vitória ficou reconhecido pelo apoio a 120 projetos sociais. Com o objetivo de relembrar todas essas histórias positivas, foi realizada uma celebração que levou cultura e alegria para a comunidade atendida. Diretamente, 300 pessoas foram beneficiadas pela iniciativa, a qual contou com a participação de 10 voluntários.
SÉRIE SOBRE OS ODS
O Sistema OCB/ES está publicando notícias sobre os principais ODS contemplados pelas cooperativas capixabas em 2022, dando visibilidade às ações vinculadas à campanha Dia de Cooperar. O terceiro ODS, abordado neste texto, foi a terceira publicação sobre o tema.
A primeira notícia da série mostrou como as coops contribuíram com a erradicação da pobreza, por meio de ações alinhadas ao primeiro ODS. Acesse e leia.
Já segunda publicação trouxe exemplos de iniciativas vinculadas ao segundo ODS, o da Fome Zero e Agricultura Sustentável. Acesse e leia.
Fonte: Sistema OCB/ES