Conexão Campo e escritório. Esse foi o foco da INTech – Semana de Tecnologia Integrada, uma verdadeira jornada tecnológica pensada e organizada pela Integrada Cooperativa Agroindustrial que aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro, em Londrina, Paraná, importante polo de desenvolvimento da região e sede da cooperativa.
Pela primeira vez de forma presencial, os dois dias de imersão em temas ligados à tecnologia, inovação e sustentabilidade reuniram mais de 350 participantes entre cooperados, convidados e cooperativas dos setores de saúde, crédito e agro. Além de um público de mais de mil pessoas acompanhando as palestras online.
O evento também contou com a participação de parceiros do universo tech, como SAP, TOTVS, Oracle, Gartner, Qlik, Sensedia, Simpress, A10, Accenture Song, Air Robotics, Ligga e Senai. E a MundoCoop, como Mídia Partner desse encontro, esteve presente para acompanhar de perto toda essa experiência inédita no setor.
Acontecendo no complexo do hub SRP Valley, da Sociedade Rural do Paraná, o encontro foi iniciado por Jorge Hashimoto, diretor-presidente da Integrada. Ao dar as boas-vindas ao público, Hashimoto fez questão de destacar a importância do evento para o setor e reforçar o compromisso da Integrada com a inovação, capacitação, sucessão familiar e sustentabilidade. “Com os pés no presente e olhar atento ao futuro, a Integrada investe em tecnologia e inovação e tem cooperado com o impulsionamento da agricultura digital e geração de resultados de excelências”, ressaltou.
Iniciando as palestras, o Superintendente Geral da Integrada, Haroldo Polizel, trouxe para a discussão o tema “Transformando a experiência do Cooperado”. A partir disso, ressaltou os desafios da era da tecnologia e inovação para levar a melhor experiência ao cooperado, enfatizando a importância da escuta, diálogo e de colocar o cooperado no centro. Ainda, Polizel destacou a valorização da cooperativa em investir em inovação, no apoio a intercooperação e a parcerias que impulsionem o desenvolvimento da mesma.
Pautado em estar atento as mudanças recorrentes no setor e na inovação, o Superintendente apresentou número atuais da Integrada e reforçou a meta da cooperativa de superar 8 bilhões no faturamento até 2025, que está prevista para ser batida bem antes.
“O importante é começar um movimento e, junto com outras cooperativas, ir se estruturando para que, a partir das demandas, a transformação digital aconteça” – Haroldo Polizel, Superintendente Geral da Integrada
OLHAR DA TRANSFORMAÇÃO
O idealizador do Instituto PARAR e fundador da Welcome Tomorrow, um dos grandes movimentos de inovação, Flávio Tavares, instigou a todos com a palestra “SOS Você precisa se Mover”. Referência em mobilidade, o palestrante tem incentivado lideranças a repensarem a maneira como fazem negócio, obtendo um olhar mais sensível em relação às pessoas. “A ideia de que a tecnologia vai mudar o mundo é equivocada. A inovação humana é que vai transformar nosso futuro. A pergunta que se faz é: que tipo de ser humano está sendo formado para lidar com as tecnologias que estão surgindo? ”, provocou.
Trazendo os desafios atuais para a discussão, Tavares ressaltou a necessidade de estar aberto ao diferente, reaprender como líder e também como cooperativa. Já visando o futuro, ele destacou que o propósito é o norte daqui para frente. “O futuro do mundo é ecossistema e colaboração, ou seja, cooperativismo. É preciso enxergar que o cooperativismo está a frente desse movimento”.
“O que nos trouxe até aqui não é o que vai nos levar além. Sabedoria é a capacidade de fazer perguntas ou não querer mostrar que sabe” – Flávio Tavares
Dando continuidade as apresentações, o cofundador e Chief Creative Officer da Nexialistas Consultores, Alberto Roitman, levou aos participantes diversos questionamentos com a palestra “Na inovação não existe momento perfeito, OK?”.
Segundo Roitman, “as pessoas acham que inovar é ter momentos EUREKA, nada disso. Momentos como esse são raros, então precisamos abrir mão da ideia perfeita e agir inovando naquilo que podemos”. Ainda, frisou a crescente mudança nas estruturas organizacionais, onde a valorização de uma horizontalização é cada vez mais recorrente. Nesse contexto, Roitman fez questão de destacar que o grande desafio da atualidade é saber como reter pessoas e manter colaboradores.
“Como as cooperativas estão lidando com os grandes temas da atualidade? Independente de estar pronto ou não, é preciso conversar a respeito” – Alberto Roitman, cofundador e Chief Creative Officer da Nexialistas Consultores.
TECNOLOGIA NA PRÁTICA
Abrindo a parte da tarde, o CVO da Apps4Business, Marcio Pinheiro, trouxe para o universo agro a atuação dos drones. A partir dessa tecnologia, toda a propriedade pode ser monitorada, evitando furtos, invasões e diversos possíveis prejuízos que poderiam ser acarretados por falta de vigilância.
Apresentando os drones para o público, Marcio tirou as dúvidas a respeito da utilização, suas vantagens e as mais novas atualizações do equipamento do mercado. Tecnologia e produção rural na prática!
Continuando a trazer a conexão para o debate no evento, o
Senior Manager Solutions & Value AccelerationSenior Manager Solutions & Value Acceleration na Qlik, JM Benedetto, falou sobre “Centralização X Descentralização da Governança de Dados”.
Para abordar o tema, Benedetto trouxe a barreira ainda existente entre a governança e a tecnologia, onde a governança procura uma resposta rápida na tomada de decisões enquanto a tecnologia precisa seguir um processo para analisar os dados em questão.
A partir disso, reforçou que a governança de dados é indispensável para escala e gestão de risco. Dois pontos muito importantes para a gestão dos negócios. E é justamente a junção da governança com os dados que pode fazer a diferença.
Para finalizar o primeiro dia da INTech, líder de inovações para Clientes da Oracle, Silvio Trasmonte, fomentou a discussão sobre inovação na prática para o Agronegócio. Para isso, ele apresentou uma jornada de inovação que, a partir da cocriação, soluciona problemas paras os negócios. Nesse cenário, ele destacou a importância de possuir parcerias nesse processo.
Durante sua apresentação ele mostrou um pouco sobre a realidade do metaverso, plataformas e inteligências artificias aplicadas as atividades do campo e as muitas oportunidades e facilidades que podem ser obtidas a partir disso.
Por Fernanda Ricardi – Redação MundoCoop – Mídia Partner da INTech 2022
QUER SABER MAIS?
Confira tudo que aconteceu no segundo dia de evento, bate papo exclusivo com o presidente da cooperativa e o importante lançamento realizado na ocasião!
>> Inovação e intercooperação pautam estratégias para o futuro do cooperativismo paranaense>> Cooperativa inaugura sala no Hub Cocrigado e abre espaço para parcerias focadas em inovaçã