Não é de hoje que o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Sistema Ocemg) tem percorrido o Estado de Norte a Sul para envolver pessoas, promover diálogos e executar ações que fomentam o desenvolvimento com responsabilidade social através do +Coop Desenvolvimento Sustentável. Uma das iniciativas de maior impacto de dentro da instituição para a comunidade é o Programa Agente de Transformação e Prosperidade Social (ATPS).
Cidades do Centro-Oeste mineiro, como é o caso de Divinópolis e Cláudio, têm dado passos largos no avanço de potenciais desafios com sustentabilidade. O representante do Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região Central e Oeste Mineiro (Sicoob Divicred), em Divinópolis, Vagner Gualberto da Fonseca Júnior, explica que, localmente, a cooperativa desenvolveu um projeto de tratamento de resíduos no município. Segundo ele, essa questão era um problema crônico vivido pela cidade.
Na cidade, o objetivo é promover prosperidade social e gerar renda, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental por meio do tratamento de resíduos sólidos a partir da implantação de uma “Cooperativa de Reciclagem e Negócios”, juntamente com um plano de Coleta Seletiva, agregando valor à matéria coletada e melhoria do nível de comercialização.
Atualmente, são beneficiadas duas associações de catadores. O poder público fez um chamamento para cadastro de catadores individuais para compor o grupo da “Cooperativa de Reciclagem e Negócios”. Ao todo, 14 famílias participam do programa.
Programa leva oportunidades para Cláudio
Em Cláudio, a Sicoob Copermec pretende fundar um instituto que, além de abrigar os projetos sociais da organização, vai colocar em prática uma série de serviços desportivos, de lazer e de promoção cultural, educacional e profissional à população.
“O Instituto Sicoob Copermec foi aberto em setembro de 2022, sendo uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com atuação nacional. Mas é desde o ano passado que a cooperativa executa seus projetos sociais, beneficiando a comunidade”, diz o representante da cooperativa no município, Silvério Franklin.
O projeto para a execução do empreendimento foi concluído, no entanto, segue em fase de viabilização de recursos para a etapa de construção.
Confira alguns projetos realizados na cidade de Cláudio:
- Centro de Capacitação Sicoob Copermec: oferece cursos profissionalizantes, de educação cooperativista e financeira para a comunidade.
- Reviva: arrecada óleo de cozinha velho e transforma em sabão ecológico, doado para entidades sociais.
- Ações Solidárias: são realizadas as arrecadações de leite, cestas básicas, materiais de limpeza e fraldas, que são doadas para entidades sociais.
- Empréstimos de recursos sociais: disponibilização de 25 camas hospitalares motorizadas para utilização gratuita dos cooperados em necessidade para recuperação domiciliar.
Como funciona o programa?
O programa é composto por várias cooperativas. É por meio delas que são criados os grupos e, em cada grupo, é planejado um projeto tendo como sugestões de temas com indicações feitas pelos próprios participantes. As turmas são formadas por membros das cooperativas que compõem o Sistema Ocemg, entre eles, gerentes, coordenadores e colaboradores.
“A proposta do Sistema Ocemg é fazer com que a cooperativa seja protagonista do desenvolvimento da comunidade em que está inserida”, ressalta a analista de Educação e Desenvolvimento Sustentável, Rouzeny Zacarias. Ela lembra que há muitos municípios em que as cooperativas são a única organização presente. “Elas conseguem, pelos princípios e valores cooperativistas, fazer a diferença na comunidade onde estão inseridas”, pontua. “Estando nesses lugares que ninguém chega, elas são os verdadeiros entes do desenvolvimento local”.
Fonte: Diário do Comércio