O Programa Dia de Cooperar (Dia C), criado pelo Sistema Ocemg para estimular o voluntariado nas cooperativas, completa 15 anos de criação em 2023. A iniciativa é celebrada tradicionalmente em 1º de julho, com série de eventos sociais realizados pelas cooperativas em todo estado de Minas Gerais. Em Belo Horizonte, o Sistema Ocemg promove evento gratuito e aberto ao público na Praça da Assembleia, com diversas atrações, incluindo atividades culturais e gastronômicas. Motivos não faltam para comemorar o Dia C, que tem ajudado a população por meio de projetos de reponsabilidade social e sustentabilidade. Em 2022, as ações do Dia C beneficiaram 580 mil pessoas, envolveram 14 mil voluntários e 271 cooperativas, contemplando 365 cidades. “A meta para 2023 é aumentar o número de cooperativas participantes em 10%”, prevê o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti.
As campanhas feitas pelas cooperativas em Minas atendem aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que incluem saúde e bem-estar, erradicação da pobreza e redução das desigualdades, além de energia limpa e acessível, por exemplo. As ações estão também atentas ao ESG, que reúne propostas relacionadas ao meio-ambiente, responsabilidade social e governança, cada vez mais em evidência no mundo dos negócios. Ao longo do ano, as cooperativas desenvolvem várias campanhas, que envolvem, por exemplo, a arrecadação e doação de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade e entidades filantrópicas; recolhimento de fraldas para asilos; projetos voltados para a preservação ambiental, como palestras nas escolas sobre coleta seletiva e reciclagem, e até estímulo à doação de sangue para abastecer os bancos dos hospitais.
Voltado para líderes de cooperativas, cooperados e funcionários de coops, o evento de lançamento oficial do Dia C 2023 promovido pelo Sistema Ocemg aconteceu em 27 de abril, no auditório do Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, com a participação de mais de 300 pessoas. Na ocasião, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacou a importância do Dia de Cooperar para melhorar a vida das pessoas que vivem no entorno das cooperativas e para a preservação do meio ambiente. Ele lembrou que o projeto tornou-se uma referência para as cooperativas de todo o Brasil, impactando positivamente a vida de 26 milhões de pessoas no país. E emendou: “O Dia C não encantou somente o Brasil, mas todo o mundo”, disse Scucato, recordando os aplausos recebidos na Conferência da ONU, na Malásia, em que falou sobre o programa para uma plateia formada por representantes de mais de 100 países.
Um dos pontos altos do evento foi o painel mediado pela analista de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Rouzeny Zacarias, no qual representantes de três cooperativas mineiras apresentaram projetos de sucesso voltados para a sustentabilidade e geração de renda para a comunidade em que estão inseridas
Fabio Junior de Carvalho falou sobre o projeto Nascente Viva desenvolvido pelo Sicoob Credcooper de Caratinga, que já recuperou 41 nascentes na região, colaborando para a melhoria da terra, cultivo do café e consequentemente para a economia da região.
Consuelo Freitas Melo, do Sicoob Divicred, compartilhou com a plateia os êxitos alcançados com o Programa de Tratamento de Resíduos Sólidos que gera renda para os catadores; bem como um projeto de incentivo à capacitação de mulheres para inserção do mercado de trabalho; e sobre o Programa Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC) _ do Sistema _ aplicado na cooperativa junto aos colaboradores.
Mateus Franco Severino discorreu sobre a experiência Projeto Protocolo Gerações desenvolvido pela Cooxupé, que reúne 18 mil cooperados, 90% deles pequenos agricultores ou da agricultura familiar. A ação dá suporte aos produtores para que consigam atender às normas para que café cultivado por eles seja certificado e inserido no mercado internacional. A expectativa é que neste ano mais cooperativas abracem o Dia C, colaborando para um planeta mais feliz e sustentável.
Fonte: Sistema Ocemg