Natal, ano novo e as primeiras semanas do ano são períodos com poucos negócios, colaboradores em férias e, em geral, as organizações não apresentam boa performance, certo? Não necessariamente. Para a Unicred União, cooperativa de crédito com 24 mil cooperados e atuação em Santa Catarina e no Paraná, a estação quente está sendo um momento de mobilização dos colaboradores e agências para gerar resultados acima das expectativas. Lançada em dezembro, a campanha Verão Inesquecível contempla um conjunto estruturado de ações para aquecer o clima organizacional e acelerar o funcionamento da cooperativa nesta época do ano.
“Buscávamos uma mobilização que, ao mesmo tempo, unisse toda a equipe em nome de objetivos comuns e fosse percebida positivamente no atendimento aos nossos cooperados. Era importante que a iniciativa fosse implantada nesta época do ano, o Verão, quando muitos cooperados estão fazendo os planos financeiros para o ano ou, simplesmente, estão aproveitando as férias e precisam do suporte da cooperativa de crédito”, explica o diretor executivo da Unicred União, Marcelo Vieira Martins.
A campanha Verão Inesquecível contempla desde a criação de um ambiente de praia dentro das agências, bem no clima dos dias quentes, até um convite para a família visitar o local de trabalho dos colaboradores e happy hour de integração às sextas-feiras. Até uma playlist foi especialmente preparada para animar o ambiente de trabalho. A concepção da campanha mobilizou diferentes setores da Unicred União, da diretoria à área de pessoas, tendo ainda a orientação de fornecedores externos de serviços da cooperativa.
Para dar sentido de negócio à mobilização, metas ousadas em comparação com a média histórica da cooperativa foram assumidas pela equipe para os meses de janeiro, fevereiro e março. E os resultados já são observados. “Além de um clima organizacional leve e descontraído, o fechamento de janeiro nos colocou em primeiro lugar no ranking nacional do Sistema Unicred, formado por 29 cooperativas”, revela Martins.