Com o objetivo de estimular o protagonismo, o crescimento e a participação das mulheres no cooperativismo de crédito, o Sicoob Arenito dá início ao Comitê Mulher, uma iniciativa inovadora e inclusiva que conta com a participação de cooperadas que se destacam em suas áreas de atuação. O comitê tem a missão de promover o desenvolvimento pessoal e profissional das associadas, além de ampliar a representatividade feminina nas atividades da cooperativa.
O Comitê Mulher tem como propósito disseminar a cultura cooperativista entre as mulheres, seguindo os critérios ESG (Environmental, Social and Governance) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), atendendo às demandas de outras mulheres e da sociedade, garantindo a equidade em todos os níveis da cooperativa, inclusive em cargos de liderança, e estimulando o trabalho colaborativo das cooperadas.
O comitê também abre oportunidades para as cooperadas, como propor desafios locais baseados no diagnóstico das necessidades, reconhecer o trabalho e o envolvimento das mulheres, e favorecer a intercooperação com cooperativas de outros ramos.
A iniciativa é uma forma de valorizar as cooperadas, reconhecer suas potencialidades, incentivar seu crescimento e sua participação nas decisões da cooperativa, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região.
O lançamento oficial do Comitê Mulher aconteceu no dia 30 de janeiro, em um evento que contou com a presença do diretor Superintendente, Fábio Junio Viar, o presidente do Conselho Administrativo, Waldir Armelino Campana, e das cooperadas, que foram convidadas a integrar o comitê. Na ocasião, foram apresentados os objetivos, as oportunidades, os desafios e as ações previstas para o comitê em 2024.
Fonte: Assessoria Sicoob