O papel do “artesão” é muitas vezes considerado como uma existência largamente solitária, evocando imagens de horas passadas sozinho numa oficina ou estúdio. As interações cara a cara com os clientes não são mais um requisito, com a proliferação dos mercados on-line.
Por isso, talvez seja ainda mais notável que, durante o ano passado, uma comunidade internacional de fabricantes se tenha reunido para um enorme empreendimento criativo – a Cooperativa de Artesãos.
O catalisador para a criação da cooperativa foi a greve da Etsy em abril de 2022, onde milhares de vendedores retiraram as suas listagens da plataforma, um dos maiores mercados online do mundo. A greve foi lançada em protesto contra o aumento das taxas dos vendedores: um aumento de 30% ocorrido na mesma semana em que a Etsy anunciou lucros recordes.
“É difícil pensar em algo que não pareça mais, francamente, ganância corporativa”, diz Valerie, uma das diretoras fundadoras da Artisans Cooperative.
Valerie, que dirige uma loja de couro natural chamada Walnut Studiolo, diz que a greve teve “um impacto surpreendentemente grande”.
“Houve artigos na mídia em todo o mundo sobre isso. Apareceu até em publicações importantes, como o Wall Street Journal … Foi abordado em reuniões de investidores.”
Apesar disso, a Etsy não mudou de posição, reduziu a taxa ou, explica Valerie, sequer respondeu aos vendedores.
Mas desta acção surgiu um movimento de artesãos que queriam algo melhor, agora ligados à sua causa.
Valerie descreve a greve como um “momento galvanizador” que deu às pessoas a oportunidade de se reunirem. Logo depois, várias conversas ocorreram, todas perguntando: O que vem a seguir? Uma resposta foi a ideia de criar uma alternativa cooperativa ao Etsy.
“Eu estava lendo muito sobre cooperativas naquela época. Não conseguia abandonar a ideia e sei que não era a única a pensar assim”, afirma Valerie.
“Estava vendo comentários sobre isso nas redes sociais […] sabia que muita gente estava pensando a mesma coisa. E isso me deu coragem para seguir em frente.”
Mais pessoas começaram a descobrir e a se juntar ao coletivo enquanto ele desenvolvia a cooperativa, incluindo o escritor e ilustrador Airic.
“Sempre me interessei por contar histórias e pelos diferentes meios que você pode usar, desde que era criança”, diz Airic.
“Quanto mais velho fiquei, mais me interessei e comecei a explorar os métodos que prefiro.”
Airic ingressou na Cooperativa de Artesãos como voluntário, contribuindo com suas habilidades como redator para o blog da cooperativa.
“Tenho muitos amigos artistas e achei muito legal que todos na cooperativa estivessem tentando começar. Então eu pensei, sim, quero tentar ajudar onde puder.
Airic então se tornou membro da cooperativa e agora está pensando em abrir uma loja na plataforma Artisans Cooperative.
Lily, outro membro fundador da cooperativa, cria esculturas de cerâmica Raku, com foco nos espíritos xintoístas e xamânicos da natureza.
“Para mim, é uma expressão natural da minha criatividade”, diz Lily. Através do seu trabalho, Lily pretende ajudar as pessoas a “reconectarem-se consigo mesmas, com a natureza […] com algo diferente do quotidiano que se tornou toda a nossa existência”.
Depois de tropeçar acidentalmente em uma reunião da equipe técnica por meio do servidor Discord da cooperativa , Lily agora se tornou um membro importante da equipe, usando seu conhecimento sobre impostos e legislação do Reino Unido e da UE para aconselhar a cooperativa.
No início de 2023, o grupo recebeu apoio da Federação de Cooperativas de Trabalhadores dos EUA e do programa acelerador start.coop para dar início à cooperativa.
Um fundo inicial inicial de US$ 10.000 (£ 7.900) foi fornecido pela start.coop para pagar um advogado que os conduziria durante o processo de incorporação, o que permitiu à cooperativa começar a arrecadar fundos por meio da adesão.
Eles arrecadaram US$ 50.000 (£ 39.500) em apenas dois meses, superando sua meta original de US$ 25.000 (£ 19.800). Isto, explica Valerie, tornou-se o “verdadeiro capital inicial” da cooperativa, que pagou o desenvolvimento da plataforma e as ferramentas necessárias para lançar o mercado.
Como uma cooperativa multissetorial, a organização oferece dois tipos diferentes de membros – Artesãos e Apoiadores. O custo total dos buy-ins de adesão é de 1.000 ‘pontos’ para Artesãos e 100 pontos para Apoiadores.
Os pontos podem ser comprados por US$ 1 (£ 0,79) cada ou ganhos contribuindo com tempo para a cooperativa – o caminho seguido por Lily e Airic.
Os membros Artisan recebem taxas mais baixas e benefícios adicionais de marketing no mercado, enquanto todos os membros ganham direitos financeiros e de voto, incluindo a capacidade de concorrer e eleger o conselho de administração.
“Ler os princípios cooperativos pela primeira vez foi uma revelação”, diz Valerie.
“Acho que os artistas em geral já tendem a pensar assim. E ver que alguém já pensou e escreveu foi tipo, ‘Incrível, sim, concordamos. Sim, sim, sim, sim e sete vezes sim!’”
Alinhamento semelhante foi encontrado no movimento cooperativo de plataforma.
“Mais uma vez, podíamos contar com a comunidade cooperativa para já ter pensado muito bem nestas coisas e ficamos felizes em adotar as conclusões”, diz Valerie.
Em 2022, a Artisans Cooperative publicou uma “ declaração de direitos ” para sua plataforma, que se baseia no trabalho do Platform Cooperativism Consortium , bem como no livro de Trebor Scholz e Nathan Schneider sobre o tema, Ours to Hack and to Own.
Alguns dos principais compromissos da postagem incluíam transparência em torno dos algoritmos e dados usados, portabilidade de listas de produtos, relacionamento com clientes e avaliações, e a promoção de conexões entre vendedores.
Essa ideia de conexão social é algo que os membros da Cooperativa de Artesãos descobriram que faltava na estrutura da Etsy.
“Como qualquer outro grande mercado de tecnologia, eles não estão necessariamente tentando permitir que seus fornecedores se conectem e se conheçam”, explica Valerie.
“Eles podem ter fóruns e outras coisas, mas existem níveis de anonimato e controle que eles mantêm sobre isso. Há uma assimetria de informação em não nos permitir nossas próprias maneiras de realmente fazer networking e nos conhecer.”
Lily também destaca a importância da comunidade online da cooperativa, que, segundo ela, “se tornou uma espécie de lar para muitas pessoas”.
“A comunidade que temos no Discord é um ambiente muito amigável e receptivo. Tem muita gente com diversas diversidades, diferenças, deficiências, e todos são aceitos e bem-vindos. Acho que isso é algo extremamente importante […] Espero realmente que, à medida que crescemos, isso continue.”
Fonte: ICA Coop