Por determinação legal, as cooperativas devem realizar suas Assembleias Gerais Ordinárias até o dia 31 de março. A única exceção é para as cooperativas de crédito, cujo prazo se estende até 30 de abril. Nessas assembleias, os cooperados são convocados para tomarem conhecimento e aprovarem a prestação de contas do exercício anterior e o plano de investimentos para o ano corrente. É neste momento também que a cooperativa anuncia o resultado líquido e que, por meio de votação, se define quanto desse valor será devolvido ao cooperado e quanto será reinvestido na cooperativa e de que forma. Além disso, a cada quatro anos as cooperativas realizam, durante as assembleias, a eleição da diretoria e do conselho fiscal.
“É muito importante a participação dos cooperados nas assembleias”, afirma Nelson Costa, superintendente da Fecoopar. Segundo ele, é o momento que os associados ficam sabendo o que está sendo feito pela cooperativa, conhecem o plano de investimentos e podem conferir se a gestão da organização está sendo conduzida por meio de boas práticas. “Todas as decisões passam pela votação dos cooperados”, reforça.
Nas cooperativas de grande porte, que têm áreas de abrangência maiores e os associados estão distantes da sede, adota-se a prática da realização de pré-assembleias. Neste caso, os cooperados participam próximo de seu local de trabalho, sem ter que se deslocar. A única diferença é a localização, já que todos os trâmites são seguidos normalmente. “As pré-assembleias viabilizam a participação da maioria dos cooperados, o que tem garantido um grande índice de presença”, informa Costa.
A diretoria do Sistema Ocepar informa que pretende participar de todas as assembleias para as quais for convidada. “Procuramos estar presentes prestando apoio e transmitindo a mensagem do cooperativismo. Além disso, é o momento para também anunciarmos o que planejamos fazer ao longo do ano”, explica o superintendente da Fecoopar.
Normalmente, é a partir de meados de janeiro que as cooperativas começam a convocar as assembleias ordinárias. Até o momento, duas cooperativas já confirmaram a data de realização do evento: Coasul, dia 19/01 e Coopavel, dia 22/01.
Fonte: Sistema Ocepar