Cooperativas, funcionários governamentais e representantes de organizações internacionais debateram o futuro da Economia durante a maior reunião regional do ano, realizada de 29 a 30 de novembro em Comayagua, Honduras, e transmitida ao vivo através de meios digitais.
Ao longo dos dois dias, os mais de 900 participantes de todo o continente e de outras regiões exploraram uma série de questões econômicas, sociais e ambientais enquanto ouviam as autoridades regionais, incluindo representantes do governo de Honduras e de outros estados da região.
“Para as cooperativas, a economia é baseada em princípios e valores, deve ser para as pessoas e as comunidades, visando o desenvolvimento comunitário e territorial”, disse Graciela Fernández Quintas, presidente das Cooperativas das Américas, durante a abertura da conferência.
O presidente da ACI, Ariel Guarco, também falou durante a sessão de abertura, destacando a necessidade de “colocar permanentemente a economia nas mãos do povo e a serviço de cada comunidade”.
Organizado pela COACEHL, Cooperativa de Poupança e Crédito para Educadores de Honduras, o evento contou com uma série de painéis de discussão, que permitiram aos membros das Cooperativas das Américas e aos cooperadores individuais debater uma série de questões estratégicas. Analisaram o papel das cooperativas na economia circular, no trabalho digno, na capacitação dos jovens, na defesa de direitos e nas políticas públicas, na habitação e no empreendedorismo.
Os painéis contaram com a participação de vários membros dos comitês temáticos da ACI, organizações setoriais e regionais, incluindo a Presidente do Comitê Global da Juventude da ACI, Ana Aguirre; a Presidente do Comitê de Pesquisa do ICA, Cynthia Giagnocavo; a Presidente do Comitê de Igualdade de Gênero da ACI, Xiomara Núñez de Céspedes; o Presidente da Associação Bancária Cooperativa Internacional (ICBA), Bhima Subrahmanyam; e o membro do conselho da Cooperative Housing International, Blase Lambert; o presidente das cooperativas de consumo em todo o mundo, Petar Stefanov.
O Presidente da CICOPA, Iñigo Albizuri Landazabal, e a Presidente das Cooperativas Europa, Susanne Westhausen enviaram mensagens de vídeo.
Doug O’Brien, Presidente e CEO da NCBA CLUSA apresentou o avanço da promoção do Grupo Consultivo de Identidade Cooperativa da ICA, que foi fortemente apoiado pela NCBA durante o ano passado.
Juan Antonio Pedreño – Presidente da Economia Social Europa, Luis Miguel Jurado – Presidente da COCETA Espanha e José Ariza – Diretor da Escola Andaluza de Economia Social com as suas respetivas intervenções sublinharam o enorme potencial da Economia Social para parcerias e alianças transatlânticas ganha-ganha no âmbito do plano de trabalho resultante da Cimeira UE-CELAC realizada em Bruxelas no passado mês de Julho.
O painel de encerramento foi galvanizado pela participação de dois representantes de alto nível da ONU: Paula Narváez Ojeda – Presidente do Comitê Econômico e Social da ONU e Mario Lubetkin – Diretor Geral Adjunto da FAO e Representante Regional para a América Latina e o Caribe, que endossaram plenamente o ação desenvolvida pela ACI Américas em favor dos ODS, da redução das desigualdades e da promoção da segurança alimentar em toda a região
“Queremos um novo paradigma e precisamos de algo unificador para sair da estagnação e criar aquele ecossistema baseado no empreendedorismo associativo que o Secretário Geral da ONU, com o seu relatório sobre o desenvolvimento social, reconhece que ainda falta nos nossos países ”, disse Fernández Quintas em sua declaração final.
Leia os relatórios de todos os painéis da conferência no site da Coop Américas.
Fonte: Coop News