Mais uma vez colaborando para planejamento das novidades do VIII Prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos, o Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras – entidade patronal que apoia a premiação desde a sua primeira edição – reforçou seu compromisso em promover e reconhecer a excelência no setor cooperativista brasileiro. Em colaboração com o evento, o presidente da organização, Márcio Lopes de Freitas, destacou a seriedade e importância do prêmio em uma entrevista à TV Agrimídia. Ele ressaltou que a inclusão da categoria “Grãos” e o plano de inserir a Aquicultura em um futuro próximo, é um reflexo do compromisso em abranger setores relevantes e do comprometimento das cooperativas em impulsionar o desenvolvimento sustentável.
Ao longo dos seus oito anos de existência, o Prêmio Quem é Quem tem evoluído constantemente, refletindo as dinâmicas e avanços do setor cooperativista. A adição da categoria “Grãos” representa um marco significativo, reconhecendo a importância das cooperativas nesse segmento crucial para a economia brasileira.
As cooperativas participantes terão a oportunidade de concorrer não apenas na nova categoria “Grãos” mas também em outras categorias, abrangendo áreas como Gestão Desempenho Econômico-Financeiro, Sustentabilidade, Melhor Técnico, Melhor Gestor Operacional, Liderança Feminina, Inovação e Bem-estar Animal, entre outras.
O Troféu
O troféu que os vencedores do prêmio “Quem é Quem: As Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos” irão receber reproduz a árvore Pau-Brasil. Símbolo nacional, responsável por dar nome ao País, o Pau-Brasil possui uma das madeiras mais valiosas do mundo, considerada incorruptível, pois não apodrece e insetos não a atacam. Sua seiva, de forte cor avermelhada, foi muito apreciada para o tingimento de tecidos e fabricação de móveis no século XVI, o que quase a levou a extinção. A escolha da árvore simboliza o cooperativismo e suas enormes raízes no desenvolvimento social acompanhado de uma grande força transformadora do campo e das famílias que nele vivem.
O troféu foi desenvolvido pela artista plástica Ana Paula de Castro. As suas obras são fundamentadas na tradição do trabalho manual, mesmo com a expertise adquirida e a utilização de novas tecnologias. Coerente com o posicionamento de seus temas que registram a natureza, a designer trabalha com materiais de baixo impacto ambiental como aço – totalmente reciclável – e madeira de reflorestamento. Desenvolveu trabalhos para o Instituto Terra, iniciativa do fotógrafo Sebastião Salgado, como a escultura entregue pelo próprio instituto ao príncipe Albert II, de Mônaco.
Serviço:
“Quem é Quem – Melhores e Maiores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos”
Data: 16 de abril de 2024
Fonte: Agrimidia