Um dos casos de sucesso das cooperativas do Espírito Santo, a Ciclos, completou nesse mês cinco anos de atuação, e segue em uma trajetória de crescimento, atendendo a mais de 19 mil cooperados. A Ciclos é um exemplo de inovação no cooperativismo brasileiro, pautada na essência do movimento e nas principais necessidades dos cooperados.
“Podemos dizer que a Ciclos é uma das precursoras do cooperativismo de plataforma no Brasil. Sendo disruptiva, é a pura expressão de um cooperativismo moderno em que a cooperativa é, de fato, a extensão do cooperado no atendimento às suas necessidades por produtos e serviços”, lembra Marco Olívio Morato, coordenador de Meio Ambiente e energia do Sistema OCB.
O case de sucesso surgiu em 2018 com o propósito de aumentar o portfólio de serviços do Sicoob ES, ofertando produtos como energia limpa por assinatura, plano de telefonia e dados. Criado dentro do Ângulo Hub, espaço de inovação e integração do Sicoob, o projeto contou com o apoio da área de desenvolvimento do Sicoob ES, em conjunto com a empresa de tecnologia MindTec, e a Startup CleanClic.
Segundo porta-vozes, o objetivo principal da Ciclos é aumentar o portfólio de serviços do Sicoob ES, ofertando produtos como energia limpa por assinatura, plano de telefonia e dados. O serviço de energia prevê descontos mensais nas faturas de energia dos associados, sem a necessidade de investimentos em obras ou infraestrutura. Este benefício abrange desde pequenos comerciantes até pessoas que residem em condomínios ou prédios. A energia é gerada por meio de usinas fotovoltaicas, que não prejudicam o meio ambiente.
“O seu sucesso se dá por meio da intercooperação com as cooperativas, estabelecendo-se como uma plataforma que visa aprimorar a experiência de todos os associados. Um dos principais diferenciais é o atendimento personalizado, adaptando-se às necessidades de cada associado”, diz Ana Lúcia Magalhães, Analista comercial da Sicoob ES.
Crescimento contínuo
Atualmente o sistema atende mais de 19 mil associados, uma realização impulsionada pela efetiva intercooperação com as Cooperativas do Sicoob Espírito Santo. Sua trajetória iniciou com o compartilhamento de energia renovável para seus associados e expandiu para a oferta de produtos e serviços essenciais à sociedade moderna, como telefonia e conectividade.
A princípio, seria criada uma plataforma tradicional de produtos não-financeiros, mas logo depois o Sicoob ES conheceu o modelo de cooperativismo de plataforma, que já vinha sendo difundido nos EUA e na Europa. “Pelo que temos de conhecimento, é a primeira cooperativa de plataforma do Brasil”, afirma Nailson Dalla Bernadina, diretor-executivo do Sicoob ES.
Hoje, a Ciclos produz e compartilha energia renovável suficiente para atender 2,7 mil residências, o que corresponde a aproximadamente 5Mwp de potência instalada de geração de energia fotovoltaica, e mais de 23 mil linhas de telefonia móvel.
Morato relata que o contexto incluiu também a revisão do planejamento estratégico, que é sistêmico, englobando também as cooperativas singulares, para tornar o Sicoob ES mais abrangente na proposta de valor aos cooperados, indo além da oferta de serviços financeiros. Os serviços que o Sicoob ES buscava oferecer eram extremamente regulados e envolviam a energia compartilhada, telefonia e dados móveis, e planos de saúdes. Segundo a cooperativa, os associados apresentavam dificuldades com tais serviços e o Sicoob ES via nisso uma grande oportunidade.
A criação
O processo teve várias fases, com o primeiro foi a conquista do aval da OCB estadual. O projeto foi desenvolvido em várias verticais, em que uma é destinada ao fornecimento dos serviços de telefonia e dados móveis e a outra é destinada para a geração de energia limpa.
Após a inauguração de um complexo de energias limpas em agosto de 2019, contendo dez centrais geradoras de fotovoltaicas (UFV), o Sicoob ES começou a produzir energia elétrica para as agências e os associados da cooperativa no estado.
Nesse caso os associados passaram a ter acesso à energia em duas modalidades. Na Prossumidor Ciclos, os associados compram uma parcela de um complexo de energia e conseguem uma redução de até 80% a sua fatura de energia. Na opção, Assinante Ciclos, os cooperados não precisam realizar um investimento inicial, mas obtêm desconto de 8% a 12% na conta de energia de forma imediata.
O sistema evoluiu tanto, que atualmente conta com a adesão de mais de 6 mil cooperados. Em 2020 a plataforma lançou mais duas verticais, entre elas a distribuição de planos de saúde no modelo empresarial, e um marketplace com o objetivo de conectar os associados, em especial os que ainda não estão presentes no mundo digital.
Ana Lúcia Magalhães exemplifica que na área de conectividade, em 2023 a Ciclos evoluiu para se tornar uma Mobile Virtual Network Operator (MVNO), que é uma operadora de rede móvel que utiliza parte da infraestrutura oferecida por operadoras móveis.
Ela explica que com isso, a Plataforma disponibiliza planos de telefonia com preços competitivos e um atendimento personalizado e humanizado para os associados. Além disso, a Ciclos também pretende se expandir para as outras regiões do país. “A Plataforma Ciclos representa um case de como a inovação e a colaboração podem impulsionar o cooperativismo, fornecendo soluções para os associados e fortalecendo a atuação das cooperativas do sistema regional Sicoob ES”, finaliza Magalhães.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop