Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado – Expocacer anuncia conquista do selo de certificação de cafeicultura regenerativa, por meio do grupo composto por 12 cooperados. A coop obteve o selo que confirma a continuidade das práticas que visam a preservação, proteção e conservação dos sistemas agrícolas e ecossistemas nos quais o café é cultivado.
O grupo responde por 21 fazendas, o equivalente a 4.644 hectares totais, sendo 2.364 hectares de café certificados.
A auditoria foi realizada pela Regenagri® – programa internacional, que tem como objetivo garantir a saúde e a preservação do solo, pela certificadora inglesa ControlUnion e acompanhada pelo Departamento Técnico em Sustentabilidade da Expocacer.
A iniciativa também contou com a parceria do Sebrae Minas, que apoiou a realização do projeto e da Plataforma Educampo, por meio dos engenheiros agrônomos que realizaram assessoria técnica aos produtores.
“Os cooperados da Expocacer estão sempre na vanguarda de tecnologia, inovação e sustentabilidade. O selo Regenagri® comprova o trabalho sustentável que nossos cooperados tem feito há mais de 10 anos. Seguimos juntos, rumo a uma cafeicultura cada vez mais sustentável e de baixas emissões”, destacou a Coordenadora Técnica em Sustentabilidade, Farlla Gomes.
A cafeicultura regenerativa adota práticas que visam preservar a saúde do solo, aumentar a biodiversidade, proteger recursos hídricos e promover a resiliência dos sistemas agrícolas. Dentre as vantagens das práticas regenerativas estão: preservação da flora e fauna, redução de custos, diminuição da poluição, maior qualidade do café, maior resistência às mudanças climáticas e redução do desmatamento.
Além de atender as demandas dos consumidores conscientes, o café produzido com práticas regenerativas estabelece também relações comerciais mais éticas e justas ao longo da cadeia produtiva, atendendo a agenda de sustentabilidade do mercado.
Fonte: Sistema Ocemg