Como forma de reconhecer produtores rurais comprometidos com a sustentabilidade e que desenvolvem iniciativas em conformidade com os princípios ESG, o Sicoob criou o Prêmio Produtor Rural Sustentável. Participaram do concurso projetos de todo o país, que contaram com apoio da instituição financeira cooperativa, seja por meio das linhas de financiamento ou até pelos seguros oferecidos para proteger a propriedade.
Na etapa nacional, após avaliação de um comitê julgador, 16 projetos foram selecionados. Entre eles, estão os projetos de dois produtores rurais paranaenses. Houve também uma premiação regional, promovida pelo Sicoob Unicoob. Nesta etapa, 10 projetos concorreram.
Na lista dos critérios de avaliação, estavam os impactos positivos e benefícios para o meio ambiente e a sociedade, originalidade e inovação, ganho na economia e no uso racional dos recursos.
PREMIADOS
Um dos finalistas nacionais e primeiro lugar na premiação regional, Jelson Turetta é de Foz do Iguaçu. Dos 35 anos atuando na cidade, 20 são destinados à produção de alimentos 100% orgânicos e que não geram danos à saúde. Além disso, a propriedade conta com placas de energia solar, que possibilitam ao produtor economizar para investir em outras áreas.
O outro finalista do Prêmio Produtor Rural Sustentável nacional, que ficou em segundo lugar na etapa regional, é Darci Vigani, que instalou uma miniusina na propriedade e passou a utilizar os dejetos de forma integral para a geração de energia limpa e biofertilizantes. Com essa iniciativa, conseguiu diminuir o uso de adubos químicos e gerar mais lucratividade para o negócio.
Fonte: G1