Ser reconhecido por ter feito um bom trabalho na empresa pode fazer toda a diferença na produtividade do colaborador. Não é novidade, que receber elogios faz os profissionais se envolverem mais nas tarefas e consequentemente conseguirem os melhores resultados.
Uma pesquisa realizada pela Gallup apontou que os clientes se sentem mais satisfeitos, consumem 20% mais quando são atendidos por vendedores dedicados. O estudo foi além, mostrou que o desempenho individual desses colaboradores pode chegar a um índice 147% superior e proporcionar um clima mais saudável dentro das empresas.
Genezia Miranda, Consultora em Recursos Humanos explica que essa relação positiva entre trabalho e reconhecimento é natural no ser humano, já que todos nós ficamos felizes quando somos reconhecidos em nossos talentos e habilidades. “Isso porque o reconhecimento nos mostra que estamos indo bem naquilo que nos propomos a fazer, logo, nos motiva. No ambiente de trabalho isso não é diferente, o reconhecimento é o grande motivador para que o colaborador siga melhorando sua produtividade”, lembra Miranda.
A especialista lembra que ninguém gosta de ser cobrado o tempo todo, ter seus erros apontados, e quando isso ocorre o colaborador se desmotiva, desenvolve baixa autoestima e consequentemente afeta sua produtividade. Ela aconselha, que as lideranças conversem, dialoguem e compreendam o porquê do baixo desempenho. “Empatia é um elemento fundamental nos tempos atuais. Então eu sugiro que o gestor ou líder sempre dê feedbacks e, mesmo diante de um desempenho ruim, estimule o colaborar, incentive-o e mostre do que ele é capaz. Buscar destacar suas qualidades é muito importante e demonstra reconhecimento do seu papel dentro da equipe/empresa”, indica Miranda.
Elogie com sinceridade
No entanto, não basta reconhecer, tem que ser honesto neste reconhecimento, isso é o que aconselha o psicólogo Ricardo Chaves. O especialista em alta performance explica que: “Muitas vezes estamos, apenas, cumprindo com aquilo para que fomos contratados e criamos uma expectativa muito alta sobre o reconhecimento. É necessário que se busque esse reconhecimento, mas não podemos ser reféns dessa necessidade emocional”, relata Chaves.
Para o psicólogo, o sucesso depende da conexão entre propósito de vida e aquilo que se está exercendo no trabalho. “Investimos muito tempo e dinheiro na nossa formação e qualificação para que possamos ser cada vez melhores naquilo o que fazemos. Devemos nos importar com quem estamos nos tornando, se isso está alinhado com os seus valores e com quem eu quero ser reconhecido”, pontua o especialista em alta performance.
Ricardo acredita que quando entendemos o porquê de fazermos o que fazemos, temos mais conexão, mais pertencimento sobre o que construímos com o trabalho, aumentando a nossa produtividade e engajamento.
Se você quer ser reconhecido
Se o colaborador busca reconhecimento no trabalho é importante que ele destaque as suas habilidades e desempenhos. Genezia Miranda, Consultora em Recursos Humanos exemplifica as várias maneiras com que isso pode ser feito.
- Ser um profissional proativo: Essa é uma das principais características que os líderes observam em seus colaboradores. Portanto, quem busca ser reconhecido deve sempre ser proativo, apresentar soluções sempre que tiver oportunidade é uma excelente forma e se destacar e ser reconhecido.
- Ser um profissional atualizado: Estar sempre atento as tendências da área em que atua também é importante. Assim, saber as novidades do mercado, ouvir opiniões, ler, pesquisar, debater sobre sua área de atuação pode contribuir para seu aperfeiçoamento e consequentemente o reconhecimento vem.
- Ser um profissional focado: Manter o foco mesmo em situações difíceis também é uma das características admiradas pelos líderes. Quando se deparar em uma situação problema, foque na solução, busque entende a causa do problema, analise as falhas e proponha uma solução eficaz.
- Invista em suas habilidades: É muito importante que o colaborador apresente habilidades comportamentais e técnicas, portanto, manter o equilíbrio e demonstrá-las é indispensável. Para isso busque treinamentos que podem de ajudar a destacar ou fazer surgir novas habilidades, é muito comum colaboradores descobrirem novas habilidades através de treinamentos e aperfeiçoamentos.
Como os gestores podem reconhecer os seus colaboradores
Por outro lado, as lideranças precisam ter uma visão 360 do negócio e as pessoas é um dos pontos principais, da empresa. Por isso é muito importante motivar seus colaboradores. Genezia Miranda, Consultora em Recursos Humanos lista algumas ações que podem ajudar
- Premiações – quem não gosta de ser premiado? A maioria das pessoas gostam e o colaborador mais ainda. Oferecer prêmio quando o colaborador atingir uma meta é uma excelente forma de motivá-lo. Para isso é importante que o gestor defina o tipo de meta, se individual ou coletiva, assim evita de ser injusto com algum colaborador.
- Elogios – elogiar sempre que o colaborador se sair bem também é considerada uma forma de reconhecimento. Exaltar seu desempenho irá contribuir para que o colaborador continue motivado em suas atividades. Sempre que possível, elogie sua equipe e exalta suas qualidades publicamente, porém, quando for preciso chamar a atenção faça isso individualmente para não o expor perante os colegas ou demais membros da empresa, seja empático, as vezes o colaborador apenas não está em um dia bom.
- Vantagens/benefícios – uma das grandes alegrias do colaborador é receber benefícios ou vantagens e isso pode ocorrer, por exemplo, com um Day Off. Oferecer esse tipo de benefício sempre que a equipe ou colaborador atingir uma meta o deixará bem-motivado. Ou então tornar esse dia uma prática da empresa, oferecendo, por exemplo, no aniversário de cada colaborador. Ou um dia de expediente mais curto, como sair uma hora mais cedo na sexta-feira. Existe muitas formas beneficiar o colaborador sem comprometer o andamento das atividades da empresa, basta o gestor analisar a melhor alternativa.
5 dicas para ser notado no ambiente de trabalho:
- Se exponha, oferecendo ideias e opiniões sobre os mais diversos assuntos na empresa;
- Desenvolva a coragem, pois a falta de bravura pode limitar os colaboradores;
- Desenvolva uma visão sistêmica, entendendo o porquê de estar realizando aquelas tarefas;
- Tenha empatia pelas pessoas ao seu redor, articulando ideias com pessoas que não possuem um pensamento compatível ao seu;
- Tenha resiliência para lidar com frustrações e superar os desafios que ainda estão por vir.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop