Não é novidade para ninguém: nos últimos anos, o agronegócio tem sido o sustentáculo da balança comercial brasileira. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), estima-se que a participação do agronegócio no total do PIB seja cerca de 25,5% em 2022. Muito dos bons resultados do segmento se deve à organização e governança das cooperativas. Segundo o Anuário Coop 2022, o ramo agropecuário congrega 1.170 cooperativas, com mais de 1 milhão de cooperados e no ano passado um total de R$ 32,98 bilhões foram acessados via cooperativas.
Para apoiar o desenvolvimento de cooperativas do agronegócio brasileiro, a Bayer promove uma série de iniciativas em seu programa de relacionamento com cooperativas de todo o país, batizado de Coopera+. Um dos pilares é o Bayer Coopera+ Transformação, ação de qualificação profissional focada no aprimoramento de cargos de liderança, que acaba de encerrar a sua segunda edição. O objetivo é fornecer aos participantes ferramentas e metodologias práticas para enfrentar os desafios do crescimento rápido do mercado do cooperativismo no setor.
“Nosso compromisso com as cooperativas é pautado na parceria de que cada vez mais possamos juntos gerar valor ao cooperado. Sabemos da importância do cooperativismo tanto para o mercado quanto para o agricultor, devido a sua grande capacidade técnica e consultiva. E é por isso que a Bayer investe bilhões em inovação, seja ela de produto, processos e serviços, na busca de proporcionar capacitação e desenvolvimento sustentável ao cooperativismo agro do país. O Programa Bayer Coopera+ Transformação foi construído com o principal objetivo de crescer junto com o cooperativismo, pautado nas trocas de conhecimento, ferramentas e solução de problemas reais”, explica Tiago de Biase, Diretor de Negócios DN Culturas Especiais na Bayer do Brasil.
Neste projeto, a Bayer firmou uma parceria com o IBE Cooperativas, um ecossistema voltado ao desenvolvimento de cooperativas no país, para levar inovação para as cooperativas parceiras por meio de treinamentos com experts do agronegócio nacional e auxiliá-las de maneira personalizada de acordo com suas necessidades. O treinamento do Coopera+ Transformação 2ª Edição foi realizado em três módulos e contou com a participação de 71 líderes sêniores.
O primeiro módulo, realizado em agosto de 2022, analisou o cenário político e econômico e seu impacto nas exportações do agro. Além disso, abordou o protagonismo das cooperativas diante do crescimento exponencial do mercado agrícola brasileiro, considerando as práticas de ESG para o crescimento sustentável. Já o segundo módulo, encerrado em outubro, foi realizado em parceria com a Universidade de Mondragon, universidade privada cooperativa sem fins lucrativos no País Basco na Espanha, e gerou discussões sobre a gestão de riscos e os desafios das cooperativas agro no cenário atual.
Para fechar a segunda edição do programa, o terceiro módulo promoveu em formato de oficina a possibilidade de os participantes trabalharem novas estratégias comerciais utilizando metodologias ágeis como meio para um plano de ação. Durante as atividades, eles puderam fazer uso do processo de “design sprint” para elaborar projetos práticos, novas formas de acesso ao cooperado e criar estratégias comerciais inovadoras.
O Coopera+ Transformação foi finalizado com um encontro presencial em Campinas para a entrega dos certificados. “É importante que a cooperativa pense nas conexões que precisa fazer e nas metodologias necessárias para implementar projetos, trazer competência e gerar inteligência para desenvolver soluções. O cerne do programa em todas suas edições é trazer aos participantes possibilidades de troca de experiências e visões, desenvolver propostas de solução aos problemas enfrentados, além ajudá-los com ferramentas que auxiliam na gestão organizacional”, completa Laura Deus, Gerente de Estratégia de Acesso ao Mercado para Cooperativas na Bayer do Brasil.
Conteúdo publicado na Revista MundoCoop edição 109