Ele oferece a possibilidade de criar 1024 grupos com até 32 participantes, links compartilháveis, terá mais recursos de marketing, marcas, clientes e está previsto para chegar no mercado brasileiro em 2023.
Com mais de dois bilhões de usuários ativos em 180 países do mundo, o aplicativo é um dos preferidos pelos brasileiros.
Segundo com uma pesquisa da Infobip (Plataforma Global de Comunicação para Empresas), 99% das pessoas que possuem smartphone no país têm o WhatsApp instalado e 80% dos entrevistados usam o aplicativo para se comunicar com marcas.
Para as grandes empresas, a tendência é de que as ferramentas já utilizadas para o contato com os clientes cresçam ainda mais. Esse movimento deve impactar em peças de marketing, anúncios e promoções exclusivas realizadas por meio do WhatsApp, alcançando mais pessoas em quantidades menores de grupos.
Mais do que ser apenas um SAC 3.0, o WhatsApp Comunidades chega com potencial de agir como intermediador direto e agente de transformação na relação entre fornecedores e clientes. Mas é preciso estar atento a alguns detalhes, entre eles dar um treinamento adequando aos funcionários para que consigam usar a ferramenta adequadamente “É essencial ter tempo de resposta rápidos e bom atendimento ao cliente, pela instantaneidade que o WhatsApp apresenta, os consumidores não querem mais esperar tanto tempo por uma simples dúvida, ou questionamentos sobre produtos”, diz Gabriel Rockenbach, CMO do Greenn.
Mais grupos e melhores estratégias
O WhatsApp Comunidades, novo recurso do aplicativo, promete ser e melhor estratégia das empresas em seus marketings nos próximos anos. Um dos motivos é o de criar “subgrupos” dentro da mesma temática, o que facilita para as empresas desenvolverem estratégias de conteúdos exclusivos, promoções e descontos para clientes, para fidelizar consumidores. Além de ser um canal de fácil, rápido e prático para acesso e tirar dúvidas. “Considerando que o WhatsApp é a preferência do brasileiro, acredito ainda que o infoprodutor pode migrar grupos de outros locais para concentrar tudo em uma única plataforma. Então, grupos do Linkedin, Facebook e, quem sabe, até do Telegram, podem sofrer uma migração para o WhatsApp Comunidades. Claro que isso deve ser feito com cautela para não comprometer o público que já é fiel a um canal. Deve ser analisado por cada profissional”, exemplifica Rockenbach.
O especialista acredita que o WhatsApp Comunidades vai levar a experiência de clientes para outro nível, podendo facilitar os processos dos criadores digitais, como:
- Organização de alunos que compraram e-books, separando-os por categoria, recorrência de compra, entre outras informações;
- Alunos de mentorias, que são ou não recorrentes, mas que possuem outro tipo de interesse pelos conteúdos do infoprodutor;
- Alunos de consultoria de curto ou médio prazo, que já possuem um acompanhamento diferenciado para os seus negócios
- Clientes exclusivos, que são aqueles fidelizados e de longa data, conhecidos como os “defensores de marca”, que podem se beneficiar de descontos exclusivos, políticas customizadas de indicações, cupons de descontos;
- Compartilhamento de aulas, vídeos e arquivos para uma turma de alunos;
- Pesquisas frequentes de satisfação de clientes etc.
Por Priscila Paula/Redação MundoCoop, com informações de O Greenn